Ao todo, 35 equipamentos de recarga serão espalhados pelo Distrito Federal para recarga de veículos elétricos. Os pontos foram instalados em prédios públicos do DF em 2019, quando a cidade recebeu o projeto-piloto.
A medida tem como objetivo estimular ainda mais a eletromobilidade regional. Para isto, o governo firmou um novo acordo de cooperação técnica com a Agência Brasileira do Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Serão religados os equipamentos que estavam desativados – apenas 12 não estavam em funcionamento – e outros serão realocados para áreas com maior demanda. A utilização dos carregadores será gratuita e disponível para toda a população.
Conforme estatísticas da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Brasília é a segunda cidade do Brasil que mais emplacou veículos leves eletrificados no primeiro semestre de 2023, ficando atrás apenas de São Paulo. Foram 2.008 emplacamentos no período.
“Já tínhamos esses pontos existentes. Alguns estavam em pleno funcionamento, mas estamos religando todos eles e vamos fazer um mapa de calor para verificar quais são mais utilizados e quais são os menos para realocar para onde há maior demanda. Nossa intenção é ampliar a oferta e permitir que a população fique estimulada a adquirir mais veículos elétricos e híbridos”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Amaral.
Além da melhoria da infraestrutura existente, a proposta engloba uma série de atividades conjuntas visando promover o desenvolvimento da mobilidade elétrica no DF por meio de estudos, intercâmbios de informação e experiências.