O ASSUNTO É

PLANO ORLA LIVRE: Rollemberg lança projeto turístico empresarial da orla do Paranoá e cumpre compromisso com o dono da Natura

Publicado em

orlaQuem diz que o governador Rodrigo Rollemberg é um político que não cumpre compromissos de campanha está enganado. Pelo menos, um, ele fez questão de cumprir ao apresentar publicamente nesta quinta-feira (08) no Mané Garrincha: o Plano Orla Livre. O agraciado pode ser o dono da Natura, um dos financiadores da campanha do governador em 2014 e que teria o interesse de implantar a sua “indústria verde” na área

barra-radar

letra-no alto da tribuna do estádio superfaturado Mane Garrincha, o governador Rodrigo Rollemberg discursou para uma seleta platéia: “Tenho a consciência de que mudar o lago é mudar Brasília; democratizar o lago é democratizar Brasília; revitalizar o lago é revitalizar Brasília; ter um lago vivo é sinal de ter uma Brasília viva”. Até aí tudo bem. O governador só escondeu o fato de que por trás do discurso existem interesses econômicos a perder de vista.

O Plano Orla Livre tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de grandes negócios no pedaço mais caro do Lago Sul, no trecho compreendido entre a QL-8 e a QL-12 (Península dos Ministros). Vai também fomentar o turismo na região e colocar à disposição dos brasilienses espaços para a prática de esportes e para o lazer.

Quem vai tocar tudo isso seria o dono da Natura, Guilherme Leal, um dos financiadores da campanha do governador, candidato a vice-presidente da República na chapa de Marina Silva em 214 e um dos fundadores do Partido Rede de Sustentabilidade. Uma concessão será feita.

screenhunter_508-dec-09-12-03O Orla Livre contou com a consultoria do Instituto Semeia, uma organização não-governamental (ONG), voltada para a criação e a promoção de parcerias entre os setores público e privado para a conservação e o desenvolvimento de áreas protegidas e seus entornos.

A Ong é o principal braço de sustentação da Natura. A multinacional brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos é de propriedade do empresário bilionário Guilherme Leal que irrigou a campanha de Rodrigo Rollemberg. Guilherme Leal doou R$ 350 mil ao atual governador. Agora é a hora de irrigar a indústria verde.

No futuro complexo gastronômico da Península dos Ministros, onde cada metro quadrado vale (segundo consultorias imobiliárias) cerca de R$ 12 mil, pobre com isoporzinho e farofa de ovo não vai entrar. O espaço será mais sofisticado e mais caro do que o Pontão, administrado por uma empresa privada.

barrinhaNo discurso feito no Mané Garrincha, Rollemberg garantiu a democratização da orla que será frequentada por todos. No entanto, o “socialista” deixou de falar da segregação socioespacial que poucos são capazes de perceber. Existem dois projetos orla livre. Um que será frequentada pelos que possuem alto poder aquisitivo, os chamados endinheirados e o outro que servirá ao povão sem dinheiro.

Este último, é o Deck Sul que contará com parques infantis, ponto de encontro comunitário, equipamentos de ginástica, anfiteatro, pista de skate, quadras poliesportiva e de vôlei de areia. O que chama a atenção é que está sendo construído na área mais poluída do lago Paranoá por ficar ao lado da estação de tratamento de esgoto Sul da Cesb já denominado como a “prainha da bosta” pelo mal cheiro que exala.

redacao-radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Neste domingo (5), cerca de 2,1 milhões de candidatos devem participar do Concurso Nacional Unificado. Realizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em...

Mais Radar

Inscrições para centros olímpicos e paralímpicos serão abertas nesta sexta (3)

As inscrições para as 12 unidades dos centros olímpicos e paralímpicos...

DF é a unidade da Federação em que as mulheres têm a maior remuneração média

De acordo com o 1º Relatório de Transparência Salarial, desenvolvido pelos...

Regras de subsídio ampliam acesso à moradia para população de baixa renda

Um novo ato normativo traz mudanças significativas nos subsídios aplicados aos...

Ibaneis envia reforço do CBMDF em ajuda ao Rio Grande do Sul devastado

O Rio Grande do Sul enfrenta graves inundações devido a intensas chuvas, registrando 29 mortes e 60 desaparecidos. Em um gesto de solidariedade, o governador do DF, Ibaneis Rocha, enviou equipes de resgate e equipamentos para auxiliar nas operações de salvamento.

Duas mil obras públicas geraram 60 mil empregos no DF desde 2019

Desde 2019, duas mil obras públicas concluídas no Distrito Federal geraram...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»