O ASSUNTO É

PARABÉNS, GOVERNADOR: Lideranças comunitárias aplaudem decisão de Rollemberg de retirar projeto que acabava com administrações

Publicado em

1.2.2lideresO governador Rodrigo Rollemberg retirou, oficialmente, nesta quarta-feira (22), o Projeto de Lei 182/2015, que acabava com a autonomia administrativa de sete Administrações Regionais do Distrito Federal, entre elas a do Jardim Botânico. O PL, de iniciativa do Executivo, permaneceu por 45 dias na Câmara Legislativa sem entrar na pauta de votação pela clara rejeição à matéria por parte significativa dos 24 distritais. Na época, os deputados sofreram forte pressão popular.

A iniciativa do governador de retirar a proposta de redução das regiões administrativas foi aplaudida por inúmeras lideranças comunitárias e entidades representativas da sociedade civil, principalmente as da região dos condomínios.

1.2.2lideresO governador Rodrigo Rollemberg retirou, oficialmente, nesta quarta-feira (22), o Projeto de Lei 182/2015, que acabava com a autonomia administrativa de sete Administrações Regionais do Distrito Federal, entre elas a do Jardim Botânico. O PL, de iniciativa do Executivo, permaneceu por 45 dias na Câmara Legislativa sem entrar na pauta de votação pela clara rejeição à matéria por parte significativa dos 24 distritais. Na época, os deputados sofreram forte pressão popular.

A iniciativa do governador de retirar a proposta de redução das regiões administrativas foi aplaudida por inúmeras lideranças comunitárias e entidades representativas da sociedade civil, principalmente as da região dos condomínios.

1.2.3. liderancasAs lideranças do Altiplano Leste, São Bartolomeu, Jardim Botânico e do Tororó se reuniram ao final da tarde desta quarta-feira (22), para avaliar a decisão Rollemberg e classificaram como um gesto positivo por contemplar um apelo popular.

Entenda a proposta do Executivo que o governador retirou

O Projeto de Lei pretendia extinguir as seguintes Regiões Administrativas: Jardim Botânico, Fercal, Varjão, SIA;, Núcleo Bandeirante, Park Way e Cruzeiro. O sentimento geral das cidades afetadas foi contrario à proposta.

Na época as lideranças do Jardim Botanico estiveram com o governador para preservar a RA XXVII.  A reação popular tomou conta da Câmara Legislativa durante uma audiência pública que obrigou os 24 deputados distritais a ouvir e a atender as “vozes das ruas”.

A presidente da CLDF, Celina Leão (PDT), foi a primeira a se manifestar contra o PL 182 desde a sua chegada a Câmara Legislativa . O seu gesto foi seguido pela vice-presidente Liliane Roriz (PRTB), que declarou: “Se a população não aceita esse projeto esta Casa não pode ser contra o sentimento popular”, ao assinar a moção de apoio pedindo que o governador Rodrigo Rollemberg retirasse o projeto da CLDF.

O documento, de autoria do deputado Wasny de Roure (PT), explicava que a proposta do governo carecia de justificativa plausível para a sua realização. Na mesma linha de raciocínio, seguiram os demais deputados incluindo o próprio líder do governo á época, Raimundo Ribeiro (PSDB). A redução das 31 administrações regionais para 24, conforme a proposta seria para “economizar”. No entanto, de acordo com o texto elaborado pela Casa Civil, os cargos existentes seriam meramente remanejados, ou seja, não haveria nenhuma economia com a efetivação da lei, conforme um estudo feito pelos distritais.

lideranças elogiam Rollemberg

1. wander“A iniciativa do governador Rollemberg contempla e tranquiliza todas as lideranças da nossa região e vêm ao encontro dos anseios da população condominial da região do Jardim Botânico”, disse Wander Azevedo, representante da Associação dos Moradores do Setor São Bartolomeu.

Ele afirmou, ainda, que a RA XXVII tem um papel relevante para o desenvolvimento da cidade e de toda a região onde moram cerca de 75 mil pessoas e a presença do Estado é fundamental para a política de regularização. “O governador acertou na sua decisão e com absoluta certeza ele irá capitalizar, com isso, todo o apoio popular que o seu governo merece”, destacou.

VIVIPara Viviane Fidelis, presidente da Associação Comunitária dos Condomínios do Jardim Botânico, o governador tomou uma decisão acertada ao manter as administrações regionais em especial a do Jardim Botânico. “A AJAB está pronta para dar total apoio ao governador por essa importante iniciativa”, disse.

O Major Bento, presidente da Associação dos Moradores do Tororó disse que o recuo do governador sobre a polêmica proposta de extinção das administrações regionais revela que Rollemberg é um homem sensível à vida publica. “Ninguém chega aonde chegou sem ter muita sensibilidade política para entender o que o povo quer”, resumiu.

O dirigente  da ATUA, Toni Duarte, também falou sobre o fim das fusões. “Reunimos  as  lideranças das associações de moradores da região dos condomínios para fazermos uma avaliação e chegamos a bom termo que a decisão do governador foi positiva”, afirmou. Ele lembrou da mobilização feita pelas populações das cidades afetadas. ”Nesse caso, com a retirada do PL das fusões, tem a ganhar o governo Rollemberg e o povo  que conquistou, com muita luta, a manutenção das  administraçães, imprescindíveis para a construção da  identidade política e cultural de uma  cidade”, apontou.

1.claudemir pitaO servidor público federal e síndico do Condomínio Quintas da Alvorada III, Claudemir Pita, também destacou a iniciativa do governador Rodrigo Rollemberg.

Ele disse que a manutenção  da Região Administrativa do Jardim Botânico  atendeu aos apelos  dos milhares de habitantes dos Setores Habitacionais: Jardim Botânico, São Bartolomeu e Tororó. “Acabar com esse sonho seria regredir o desenvolvimento de uma cidade. Isso, eu tinha absoluta certeza que o governador não faria”, afirmou.

Da Redação Radar


TCDF MANDA SUSPENDER LOCAÇÃO DE PAINÉIS MÓVEIS

1.PAINÉIS TRANSITOO Departamento de Trânsito do Distrito Federal informou nesta quarta-feira, por meio da assessoria de comunicação, que, tão logo receba oficialmente a determinação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), fará a suspensão dos pagamentos e da execução do contrato de locação de painéis de mensagens móveis. Disse ainda que prestará as informações solicitadas por aquela Corte no prazo determinado.

O Tribunal de Contas determinou a suspensão dos pagamentos e da execução do contrato de locação dos painéis celebrado entre o Detran-DF e a Shempo Indústria e Comércio de Eletroeletrônicos e Serviços Ltda. Após representação do Ministério Público de Contas, os técnicos do tribunal encontraram indícios de sobrepreço e supostas irregularidades, como direcionamento da licitação, inconsistências na estimativa do número de painéis e erros na planilha de custos.

No valor de R$ 4,4 milhões, o contrato previa a locação de até 40 painéis por dia durante um ano. O TCDF detectou um possível sobrepreço no valor de R$ 888 mil em comparação com o ajuste firmado entre a mesma empresa e a Companhia de Engenharia de Trânsito de São Paulo (Cetsp).

Da Agência Brasília


SAÚDE CONVOCA 205 CONCURSADOS

1.SAUDEA Secretaria de Saúde publicou no Diário Oficial do Distrito Federal desta quarta-feira (22) a nomeação de 30 pediatras, 44 enfermeiros e 131 técnicos de enfermagem. A contratação dos 205 profissionais — com regime de trabalho de 20 horas semanais — vai reforçar o atendimento à população nas áreas de emergência dos hospitais de Taguatinga, do Gama e de Ceilândia. Com esse aumento em outras unidades de saúde, a secretaria espera reduzir, por exemplo, a procura por atendimentos de pediatria no Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib).

“Nós queremos esses profissionais atuando na rede o mais rapidamente possível, para que a população seja melhor assistida”, destacou o secretário de Saúde, João Batista de Sousa. Os nomeados têm prazo de 30 dias para tomar posse, a partir da nomeação, e mais cinco dias para entrarem em exercício. “Vamos tentar reduzir esse tempo pela metade”, acrescentou Sousa.

Da Agência Brasília

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Monumentos da capital terão programação especial no aniversário de Brasília

Em celebração aos 65 anos da capital federal, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) prepara uma programação com atividades que vão dos...

Mais Radar

Monumentos da capital terão programação especial no aniversário de Brasília

Em celebração aos 65 anos da capital federal, a Secretaria de...

Grupo debate reestruturação da carreira de magistério superior do DF

A Universidade do Distrito Federal (UnDF) criou um grupo de trabalho...

GDF atualiza normas de crédito para o setor rural

Com a publicação da Resolução nº 05/2025, o Governo do Distrito...

PCDF lança chatbot para ampliar canal de denúncias anônimas

Para reforçar o combate ao crime, a Polícia Civil do DF...

Com jogo da Seleção, DF terá reforço de ônibus nesta quinta (20)

Para atender o público que vai participar do jogo das Eliminatórias...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

!-- ANALYTICS GA4 -->