Para não contrariar o governador Rodrigo Rollemberg, que não quer a instalação da CPI da Saúde, requerida pelo deputado Lira (PHS), Chico Leite, líder da Rede de Sustentabilidade na Câmara Legislativa disse que nenhum dos deputados de seu partido tem tempo para se debruçarem nas investigações que visam estancar a corrupção. Pode isso, meu povo?
Continuam as grandes dificuldades para que seja definitivamente instalado a CPI da Saúde pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. O difícil parto foi acolhido pela presidente Celina Leão (PPS), após desentendimento que teve com o governador Rodrigo Rollemberg por ter boicotado escancaradamente a aprovação do projeto de reeleição dela para mais um mandato de presidente da CLDF.
Após amplo debate durante a sessão da Câmara Legislativa desta quinta-feira (12), a eleição do presidente e do vice da CPI da Saúde acabou ficando para esta sexta-feira (13), às 10h, no plenário da Casa. O adiamento foi provocado por questionamentos a respeito da composição do colegiado, cujos membros representam apenas dois blocos da CLDF.
Mas, o que mais chamou a atenção foi o posicionamento do deputado Chico Leite, líder do bloco “Sustentabilidade e Trabalho” que resolveu abrir mão de indicar alguém do seu partido para compor a CPI da Saúde. “Ficamos de fora não por falta de interesse e, sim, porque os deputados do bloco já têm muitas atribuições. Confiamos na competência dos integrantes da CPI”, justificou Chico Leite.
Por contrariar Rollemberg, o deputado Lira, autor do requerimento da instalação da CPI da Saúde, foi violentamente retaliado pelo governo. No inicio desta semana teve todos seus indicados demitidos de órgãos governamentais.
Até março do ano passado, quando se anunciava como “independente”, o distrital Chico Leite fazia denúncias relativas à má gestão da Saúde no Distrito Federal e ao péssimo atendimento oferecido ao cidadão em hospitais públicos e postos de saúde, Leite cobrava do plenário uma postura investigativa sobre a atuação do GDF. Ele foi um dos primeiro a assinar um requerimento de abertura de CPI de autoria do deputado Rodrigo Delmasso.
Porém, depois que a Rede foi pendurada no Buriti, onde centenas de seus membros dormem em cima de cargos na área ambiental como Secretaria de Meio Ambiente, Ibram e Fundação Zoológico de Brasília do governo Rollemberg, o deputado Chico Leite sequer deixou a sua digital no requerimento do deputado Lira. Enquanto isso, o povo que se dane morrendo nas portas dos hospitais e que o dinheiro da saúde, que serviria para salvar vidas, continue saindo pelo ralo da corrupção.
Da Redação Radar