O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) implementou um painel que oferece informações em tempo real sobre o fluxo de atendimento nas unidades de pronto atendimento (UPA).
Agora, os pacientes do Distrito Federal que precisarem de atendimento médico em uma das unidades podem verificar, antes mesmo de sair de casa, o tempo de espera em cada uma delas.
A novidade do Painel Fila nas UPAs está disponível e promete facilitar a vida dos cidadãos que buscam atendimento médico nessas unidades.
O painel exibe a quantidade atual de pacientes na unidade, número de atendimentos realizados nas últimas 24 horas, a distribuição dos pacientes aguardando atendimento médico conforme classificação de risco, além do tempo médio de espera por classificação.
São exibidos também os pacientes aguardando abertura de atendimento (GAE) e o tempo médio dessa espera. O equipamento foi implantado pela Superintendência de Tecnologia da Informação e Conectividade em Saúde do IgesDF.
Segundo o diretor-presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Jr., “esse painel representa um avanço na inovação tecnológica e na transparência. Ao disponibilizar esses dados em tempo real, os pacientes terão a opção de escolher uma unidade com menor tempo de espera, além de, aguardando pela consulta, saber exatamente quantas pessoas estão na sua frente.”
A implementação desses painéis está alinhada à governança clínica, modelo pautado no plano de trabalho do IgesDF que visa melhorias de processos e estratégias na identificação, análise e resolução de problemas para aprimorar a qualidade do atendimento ao paciente.