O ASSUNTO É

Paco Brito diz não saber quando a iluminação da Papuda ao Tororó vai sair. A bandidagem agradece

Publicado em

Durante a instalação de obras do Parque Tororó,   que leva o mesmo nome do setor habitacional onde moram cerca de 15 mil pessoas, o vice-governador do DF, Paco Brito, não soube informar quando a CEB irá iluminar os 5.5 quilômetros de um trecho da DF-001 que passa na frente do presidio federal do complexo penitenciário da Papuda

Por Toni Duarte//RADAR-DF

A sensação de insegurança que muita gente tem ao andar em uma rua escura não é uma impressão, mas um risco -e alto- de ser vítima de algum tipo de violência.

É o que sentem os mais de 15 mil moradores da região do Tororó, bairro criado em 2002, mas que ainda tem 80% de sua área na mais completa escuridão.

Para a maioria dos moradores, a falta de iluminação não encoraja ninguém de como passear, a pé, à noite. O hábito fica apenas para quem mora nos condomínios da região que contam com luz de boa qualidade e de segurança intramuros.

Na avaliação de qualquer operador de segurança, a iluminação pública, isoladamente, não é determinante na redução de crimes, mas, sim, um componente facilitador do trabalho desenvolvido pelas polícias Militar e Civil.

Apesar do conceito, no entanto, os cinco quilômetros e meio da DF-001, entre a rotatória de acesso a cidade de São Sebastião, e a rotatória de acesso ao Setor Habitacional Tororó, tornou-se um trecho de extremo perigo para os milhares de moradores da região.

Nos últimos quatro anos, a escuridão da DF-001, passou a ser local de assaltos, “rachas noturnos” e palco de muitos acidentes com vítimas fatais.

Além disso o mato cresce no canteiro central. A situação piorou ainda mais com o recém-inaugurado Presídio Federal de Brasília que abriga bandidos de alta periculosidade.

É lá que se encontra o traficante Marco Willians Herbas Camacho (Marcola), que foi condenado a 330 anos de prisão por diversos crimes.

Além de Marcola estão no mesmo presidio o bandido Claudio Barbara da Silva (Barbará), Patric Velinton Salomão (Forjado) e Pedro Luiz da Silva (Chacal).

Todos são líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital), uma facção criminosa surgida em São Paulo e que se espalhou pelo país.

A escuridão da DF- 001, na visão dos policiais do Batalhão Florestal que cuida do policiamento no Tororó, é fator fundamental para ajudar em qualquer plano de fuga do complexo penitenciário da Papuda.

Nem mesmo a estrada de acesso a penitenciária  tem iluminação, o que é considerado como um risco para quem trabalha no complexo.

Em 2017 a deputada distrital Telma Rufino, destinou os recursos e a Administração regional do Jardim Botânico desenvolveu o projeto de iluminação do referido trecho da DF-001.

No entanto,  a CEB – Companhia Energética de Brasília, não tirou a obra do papel.

Paco Brito disse ao Radar que a CEB alega que a emenda foi retirada pela parlamentar.

O Radar foi atrás e a deputada Telma Rufino confirmou  que o dinheiro ficou disponível até o fim do ano passado sem que a CEB executasse a emenda  para fazer a obra.

“Se a CEB realmente tiver o interesse de fazer a obra, que irá beneficiar milhares de moradores da região do Tororó, eu estou pronta para reativar os recursos nesta segunda-feira”, garantiu Telma Rufino ao Radar.

O   início das obras do Parque Tororó  anunciado neste sábado (06/04) pelo vice-governador Paco Brito e pelo secretário do Meio Ambiente Sarney Filho  foi recebida como uma boa  notícia.

Mas, na prática, quem mora nesta região quer mesmo é Iluminação Pública. Sem ela, ninguém se atreve a sair de casa a noite e nem andar no parque.

Ultima Atualização:

Nota de esclarecimento da CEB

Em relação à iluminação pública na DF-001, entre a rotatória de acesso à cidade de São Sebastião e a rotatória de acesso ao Setor Habitacional Tororó, a Companhia Energética de Brasília-CEB esclarece que, embora não tenham sido destinados recursos de emendas parlamentares a essa obra no Orçamento de 2019, a companhia incluiu no seu plano de investimentos a referida obra por reconhecer a necessidade de suprir a região com iluminação adequada, considerando aspectos sensíveis como a proximidade com o presídio. A Ceb ressalta o esforço que vem sendo feito, em conjunto com a Secretaria de Obras, para direcionar recursos e focar as obras de iluminação pública de forma a reforçar a segurança no Distrito Federal.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Iniciativa gratuita prepara jovens para profissões do futuro no DF

O Conexão Digital é um projeto itinerante que oferece cursos gratuitos nas áreas de empreendedorismo digital, produção de conteúdo, posicionamento nas redes, tráfego pago...

Mais Radar

Iniciativa gratuita prepara jovens para profissões do futuro no DF

O Conexão Digital é um projeto itinerante que oferece cursos gratuitos...

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 26 para abrir conta no BRB

Para receber o auxílio mensal de R$ 150, a Secretaria de...

Cel. Wellington assume presidência da ASSOR com foco na união e direitos

Wellington Cursino é eleito presidente da ASSOR em assembleia marcada pela ampla participação dos associados, destacando o fortalecimento interno da entidade e o compromisso com a defesa dos direitos da categoria.

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb)...

GDF combate venda ilegal de passagens e fraudes nos cartões de transporte

Após as auditorias da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) e...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»