A Ouvidoria-Geral, unidade da Controladoria-Geral do Distrito Federal, registra um grande fluxo de demandas. De janeiro a setembro deste ano, foram contabilizadas mais de 234 mil interações.
No mesmo período de 2022, o órgão registrou 245 mil manifestações. O ano passado fechou com 312 mil atendimentos.
A participação popular colabora para o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos pelo órgão. O trabalho tem apresentado resultados: cerca de 1,2 mil elogios são contabilizados mensalmente e o índice de satisfação com a ouvidoria chega a 71%.
O índice de satisfação com as respostas subiu de 45%, em 2022, para 59% neste ano. Além disso, houve aumento nos elogios ao sistema utilizado pelo órgão para registro das manifestações, que hoje está em 81% (era de 75% no ano passado).
“Nós modernizamos o canal de recebimento de demandas pela internet, o que permitiu reduzir de 15 minutos para 5 minutos o tempo gasto na realização do cadastro. Isso foi possível pela utilização de robôs de inteligência artificial. Aqui, na Ouvidoria-Geral do DF, nós temos a nossa robô, a Iza”, detalha Cecília Souza Fonseca, ouvidora-geral do DF.
Além da busca pela resolução das questões levantadas pelos cidadãos, o órgão está empenhado em buscar boas práticas em inovação e capacitar servidores para ampliar a eficácia de políticas públicas.
Qualquer pessoa jurídica ou física pode realizar o registro de manifestações por meio de representação funcional, denúncia apresentada por particulares, resultado de auditoria ou sindicância investigativa, ofícios encaminhados por outros órgãos, notícias veiculadas na mídia e denúncias anônimas.