O ASSUNTO É

ONDA DE ASSÉDIO MORAL DENTRO DO GOVERNO ROLLEMBERG OBRIGA DOIS DIRETORES DE AUTARQUIAS A PEDIREM DEMISSÃO

Publicado em

CODEPLAN1Depois da queda de Paulo Márcio Sampaio, diretor do Procon do Distrito Federal, por ter praticado assédio moral contra funcionários, outro diretor que foi obrigado a pedir pra sair nesta sexta-feira, foi Flávio de Oliveira Gonçalves (foto), diretor de estudos e políticas sociais da Companhia Planejamento Estratégico, Desenvolvimento Econômico, Social e Urbano, CODEPLAN. Ele é acusado de assediar funcionários, principalmente mulheres, que são pressionados a aderirem ao PDV (Plano de Demissão Voluntaria).

                                                                           

LETRA Por causa disso, o Sindicato dos Servidores e Empregados da Administração Direta, convocou um ato público de repúdio ao assédio moral praticado contra empregados da empresa pelo diretor do DIPOS, Flávio de Oliveira Gonçalves. O ato ocorreu nesta sexta-feira em frente a sede da Codeplan. Por pressão dos servidores o diretor foi obrigado a deixar o cargo. 

Os funcionários relatam que o assédio que vinha sendo praticado pelo diretor demitido não era restrito aos funcionários da DIPOS, pois vários empregados de outras seções também eram pressionados a aderirem ao PDV. Há um mês, as denúncias vinham sendo encaminhadas ao presidente da Empresa, professor Lúcio Remuzat Renno Junior pedindo providências.

Em nota, publicada hoje, o presidente da Codeplan se pronunciou a cerca da questão que trata dos supostos atos praticados pelo Diretor da DIPOS. Ele informou que a direção da empresa já havia adotado medidas pertinentes à apuração dos fatos, inclusive com a instrução de Processo Administrativo, tendo recebido nesta sexta-feira (19) o pedido de desligamento do referido Diretor. O caso também foi denunciado pelo Sindser junto ao Procurador Geral, Leonardo Bessa.

O assédio moral no trabalho não é um fato isolado qualquer. Resumidamente, ele se baseia na repetição ao longo do tempo, de práticas vexatórias e constrangedoras, explicitando a degradação deliberada das condições de trabalho num inegável contexto de desemprego e aumento da pobreza urbana.

Inúmeros são os exemplos de casos de assédio moral no trabalho, tais como: ameaça constante de demissão, preconceito contra trabalhadores doentes ou acidentados, constrangimento e humilhação pública, autoritarismo e intolerância de gerências e chefias, imposição de jornadas extras de trabalho, espionagem e vigilância de trabalhadores, desmoralização e menosprezo de trabalhadores, isolamento e segregação de trabalhadores por parte de gerências e chefias, desvio de função, insultos e grosserias de superiores.

Assim como ocorria no Procon, que culminou com a demissão do diretor da autarquia, publicado no Diário Oficial de hoje, o mesmo ato repugnante vinha sendo praticado, conforme as denúncias feitas por servidores, dentro da Companhia Planejamento Estratégico, Desenvolvimento Econômico, Social e Urbano. O professor da Universidade Federal do Paraná, Flávio Oliveira Gonçalves deve retornar as salas de aula. Já vai tarde.

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília é confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será sediada no Brasil e a capital federal será uma das sedes do torneio. Conforme a Federação...

Mais Radar

Vai de Graça ultrapassa 10 milhões de acessos no transporte público do DF

O Programa Vai de Graça alcançou a marca de 10,7 milhões...

Brasília é confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será sediada no Brasil...

Campanha do GDF alerta sobre riscos do transporte pirata

O GDF lançou uma campanha para combater o transporte ilegal de...

Projeto de cinema ao ar livre percorre sete regiões administrativas

O Cinema Inflável consiste na exibição gratuita de filmes a céu...

Bancas sem atividade regular podem ser retomadas pelo GDF

Fechadas há mais de 45 dias, bancas da Feira de Artesanato...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.