Situada no centro de Brasília, a Esplanada dos Ministérios é um dos cartões postais mais representativos da capital. Por esse motivo, as obras de revitalização são de grande importância no local.
Contudo, cerca de R$ 7 milhões estão sendo investidos na ação que reduzirá obstáculos e riscos de quedas, tornando as áreas urbanas mais seguras.
“Ao considerar a importância das calçadas com acessibilidade, construímos uma sociedade mais inclusiva, onde todos possam desfrutar das ruas com segurança e independência”, reforçou o presidente da Novacap, Fernando Leite.
A revitalização inclui 14 mapas táteis, sinalizações conduzindo aos locais, rampas de acesso e placas com gravuras e endereços.
Desta maneira, permitem que pessoas com deficiência visual, de baixa visão e mobilidade se movimentem com segurança nas rotas e possam se localizar com mais facilidade.
Para o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, essas benfeitorias que abarcam a acessibilidade fazem parte do pedido da comunidade. “O Plano Piloto é um local por onde passam milhares de pessoas diariamente e as melhorias para os pedestres são imprescindíveis, trazem mais comodidade à comunidade local e ao grande volume de turistas”, diz o gestor.
Outro projeto inclui a construção de uma rota acessível próximo à Rodoviária do Plano Piloto para melhorar a travessia perto do Teatro Nacional Cláudio Santoro.
A ideia é adequar o calçamento do passeio que conduz ao terminal, para atender ao grande volume de pedestres nos períodos de pico.