O governador Rodrigo Rollemberg que se encontrava em férias com a família em uma espaçosa casa de praia em Aracaju, retorna hoje a Brasília disposto a manter o aumento nas passagens dos ônibus.
ano não começou bem para os milhares de usuários do transporte público do Distrito Federal que passaram a pagar a partir da meia-noite desta segunda-feira (02), uma tarifa de ônibus e metrô mais cara. Esse é o segundo aumento no período de 1 ano e meio. O deputado Joe Valle (PDT), que tomou posse ontem como novo presidente da CLDF, ameaça derrubar o aumento.
A crise econômica que se abateu sobre o DF nos últimos dois anos levou milhares de empresas a fecharem as portas e produziu um enorme exército de mão de obra desempregada. O governo Rollemberg que cuja gestão é marcada pela incompetência de gerir setores como a Educação, Saúde e Segurança, totalmente bancada pelo governo federal, também feriu de morte o setor produtivo responsável pela geração da imensa maioria dos postos de trabalho.
Em 2016, conforme dados da Associação Comercial do Distrito Federal, cerca de 17 mil empresas fecharam as portas no DF, número que assusta quem ainda está de pé e pode triplicar este ano de 2017.
“Não suportamos mais a inoperância e a falta de ação positiva deste governo que precisa sentar com as entidades de classe e com a sociedade para discutir determinados assuntos como o aumento das passagens de ônibus”, disse Cleber Pires, presidente da ACDF.
O aumento no preço das passagens que chega a 25% mais caras, vai quebrar ainda mais o setor do comércio avalia Cleber Pires. Ele disse que a medida anunciada na última sexta-feira (30) pelo governo, pegou o já combalido setor produtivo de surpresa. “Esse aumento, sentido pela população desempregada ou na informalidade, também vai ser sentido com intensidade pelas empresas que serão obrigadas a demitir e o desemprego vai aumentar”, prevê Pires.
O dirigente criticou ainda o governo Rollemberg por não ter uma política de incentivo voltada para o setor produtivo. Ele destacou a posição firme do novo presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle. “É uma pessoa que vem do setor produtivo e está muito comprometida com a cidade que nesse momento sofre e pede socorro para se livrar das tantas mazelas provocadas pela ineficiência de governo”, afirmou.
Apesar do clamor geral da população, que se mobiliza pelas redes sociais para protestar na tarde de hoje, no terminal rodoviário do Plano Piloto, bem como da posição contrária da Câmara Legislativa em relação ao aumento das tarifas de ônibus e metrô, no entanto, Rollemberg já mandou dizer a todos que não irá abrir mão de sua decisão. Em outras palavras: O povo que se lasque!
Você precisa fazer login para comentar.