O ASSUNTO É

O PESADELO VAI CONTINUAR. MORRO DA CRUZ E VÁRIAS COMUNIDADES DO DF ESTÃO NA MIRA DAS DERRUBADAS A PARTIR DO DIA 15

Publicado em

DERRUBADAS90O sopro de tranquilidade vivido por moradores do Morro da Cruz e 26 de Setembro, comunidades existentes em São Sebastião e Vicente Pires respectivamente, tende a se dissipar com o termino do período do carnaval. A Agefis pretende retomar a sua agenda de derrubadas de casas a partir do próximo dia 15 em várias áreas do DF. E acredite se quiser: em alguns condomínios as denúncias chegam à Agefis por meio de moradores que ganham privilégios com o esquema de “delação premiada”. O pesadelo vai continuar.

                                                         

LETRA AAgência de Fiscalização do Distrito Federal (AGEFIS) e a Secretaria de Ordem Policia e Social –SEOPS, passaram as últimas três semanas realizando levantamentos em comunidades que o Governo de Brasília classifica como “irregular” sob o argumento de que as casas foram construídas em áreas públicas ou de preservação ambiental. Durante esse período, fotografias foram feitas no Morro da Cruz, 26 de Setembro e alguns condomínios do Altiplano Leste e do Setor Habitacional São Bartolomeu.

De acordo com informações da Agefis, as operações vão continuar e o objetivo é erradicar edificações consideradas ilegais. Além de contar com o monitoramento via satélite, o Radar apurou que a Agencia de Fiscalização conta ainda com a ajuda de moradores que fazem a chamada “delação premiada”, ou seja, denunciam algumas construções e em troca ganham uma espécie de imunidade para permanecerem intocáveis. O esquema da “deduragem” tem levado a Agefis a promover derrubadas seletivas. Derruba algumas casas outras não construídas na mesma área tidas pelo próprio órgão como “irregular”.

As primeiras operações pós-carnaval estão previstas para acontecer no Morro da Cruz e 26 de Setembro. A ordem de serviço foi, despachada em segredo para os administradores das duas regiões administrativas: São Sebastião e de Vicente Pires, bem como para as forças policiais como Policia Militar e Corpo de Bombeiros. Cerca de 150 homens da PM (incluindo choque e cavalaria) são usados em cada uma das operações de derrubadas de casas realizadas pela Agefis.

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Receita recebe mais de 1,7 milhão de declarações do IRPF

Até o momento, a Receita Federal recebeu 1.795.258 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2025. O número equivale a 3,9%...

Mais Radar

Com jogo da Seleção, DF terá reforço de ônibus nesta quinta (20)

Para atender o público que vai participar do jogo das Eliminatórias...

Quarta do Cidadão realiza 794 atendimentos na Rodoviária do Plano

A Rodoviária do Plano Piloto recebeu a sexta edição da Quarta...

Senha para doadores de sangue O negativo e A negativo é prorrogada

A distribuição de senhas preferenciais para doadores de sangue O negativo...

Ações coíbem instalação de faixas de publicidade irregulares no DF

A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) trabalha intensamente...

Sexta edição do programa NaMoral é lançada

A sexta edição do programa NaMoral foi lançada pela Secretaria de...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

!-- ANALYTICS GA4 -->