O ASSUNTO É

O PESADELO VAI CONTINUAR. MORRO DA CRUZ E VÁRIAS COMUNIDADES DO DF ESTÃO NA MIRA DAS DERRUBADAS A PARTIR DO DIA 15

Publicado em

DERRUBADAS90O sopro de tranquilidade vivido por moradores do Morro da Cruz e 26 de Setembro, comunidades existentes em São Sebastião e Vicente Pires respectivamente, tende a se dissipar com o termino do período do carnaval. A Agefis pretende retomar a sua agenda de derrubadas de casas a partir do próximo dia 15 em várias áreas do DF. E acredite se quiser: em alguns condomínios as denúncias chegam à Agefis por meio de moradores que ganham privilégios com o esquema de “delação premiada”. O pesadelo vai continuar.

                                                         

LETRA AAgência de Fiscalização do Distrito Federal (AGEFIS) e a Secretaria de Ordem Policia e Social –SEOPS, passaram as últimas três semanas realizando levantamentos em comunidades que o Governo de Brasília classifica como “irregular” sob o argumento de que as casas foram construídas em áreas públicas ou de preservação ambiental. Durante esse período, fotografias foram feitas no Morro da Cruz, 26 de Setembro e alguns condomínios do Altiplano Leste e do Setor Habitacional São Bartolomeu.

De acordo com informações da Agefis, as operações vão continuar e o objetivo é erradicar edificações consideradas ilegais. Além de contar com o monitoramento via satélite, o Radar apurou que a Agencia de Fiscalização conta ainda com a ajuda de moradores que fazem a chamada “delação premiada”, ou seja, denunciam algumas construções e em troca ganham uma espécie de imunidade para permanecerem intocáveis. O esquema da “deduragem” tem levado a Agefis a promover derrubadas seletivas. Derruba algumas casas outras não construídas na mesma área tidas pelo próprio órgão como “irregular”.

As primeiras operações pós-carnaval estão previstas para acontecer no Morro da Cruz e 26 de Setembro. A ordem de serviço foi, despachada em segredo para os administradores das duas regiões administrativas: São Sebastião e de Vicente Pires, bem como para as forças policiais como Policia Militar e Corpo de Bombeiros. Cerca de 150 homens da PM (incluindo choque e cavalaria) são usados em cada uma das operações de derrubadas de casas realizadas pela Agefis.

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília é confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será sediada no Brasil e a capital federal será uma das sedes do torneio. Conforme a Federação...

Mais Radar

Vai de Graça ultrapassa 10 milhões de acessos no transporte público do DF

O Programa Vai de Graça alcançou a marca de 10,7 milhões...

Brasília é confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será sediada no Brasil...

Campanha do GDF alerta sobre riscos do transporte pirata

O GDF lançou uma campanha para combater o transporte ilegal de...

Projeto de cinema ao ar livre percorre sete regiões administrativas

O Cinema Inflável consiste na exibição gratuita de filmes a céu...

Bancas sem atividade regular podem ser retomadas pelo GDF

Fechadas há mais de 45 dias, bancas da Feira de Artesanato...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.