O ASSUNTO É

Número de abertura e licenciamento de empresas se mantém em alta no DF

Publicado em

O número de abertura de empresas voltou a crescer no Distrito Federal. O balanço do primeiro semestre de 2019 indica que 6.552 negócios foram abertos pelo sistema de Registro e Licenciamento de Empresas, o RLE@Digital.

RADAR-DF

Foram 359 empreendimentos a mais do que o mesmo período do ano passado. Outro destaque foi a quantidade de licenciamentos, que cresceu 65%: passou de 9.767 nos primeiros seis meses do ano passado para 16.366 neste primeiro semestre do ano.

A secretaria de Desenvolvimento Econômico credita o crescimento aos programas como o Emprega DF, o fim do diferencial de alíquota (Difal) e a realização de obras de infraestrutura nas áreas de desenvolvimento.

Segundo o subsecretário de Relação com o setor produtivo, Marcio Faria, a modernização no processo de abertura, regularização, licenciamento e baixa de empresas contribuiu significativamente com o progresso nos setores de comércio e serviços.

O número de licenças emitidas geralmente ultrapassa o de empresas abertas em alguns períodos do ano, porque em determinado mês podem ser contabilizadas licenças das empresas abertas naquela época que somadas àquelas licenças que ficaram pendentes em meses anteriores.

O licenciamento de empresas é a última etapa para abertura do empreendimento. É nesse momento que a direção da empresa terá que conseguir o aval da administração pública para exercer sua atividade.

Graças ao sistema RLE@Digital, o empresário consegue reunir um único documento a licença de todos os órgãos necessários de forma imediata e sem burocracia.

Simplifica PJ
Outro fator que contribui bastante para o crescimento dos números de abertura, regularização e licenciamento das empresas é o serviço prestado pelo Simplifica PJ.

A unidade gerida pela SDE se tornou modelo para outras regiões do país. A política de desburocratização na abertura de empresas adotada pelo governo do Distrito Federal passou a ser referência para prefeitos e governadores de outros estados.

Criado para dar mais agilidade, transparência e facilitar a vida do empresário, em 18 meses o Simplifica PJ já deu consultoria para técnicos de quatro estados interessados em implementar um sistema parecido.

* Com informações da SDE

LEIA TAMBÉM:

ESTUPROU CRIANÇA DE 7 ANOS, FUGIU MAS FOI PRESO PELA PM

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Museu de Arte terá atividades gratuitas para celebrar o aniversário da capital

O Museu de Arte de Brasília (MAB) preparou uma programação especial para comemorar os 65 anos de Brasília. O espaço oferece uma série de...

Mais Radar

Estações do Metrô-DF ganham novos painéis informativos

As estações do Metrô-DF agora contam com novos painéis eletrônicos que...

Lançado edital de licitação de mais de cem imóveis no DF

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) lançou o sexto...

Feriado terá linhas especiais e transporte público gratuito

Por causa dos eventos de Páscoa e do aniversário de Brasília,...

Prazo para indicar conta no Nota Legal acaba em maio

Os contemplados com prêmios no segundo sorteio de 2024 do Nota...

Abertas inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no DF

Estão abertas as inscrições para 120 vagas do Projeto Labinclui, qualificação...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.