O ASSUNTO É

NOVA VISÃO: Universitários da UNB visitam o BOPE e assistem palestras sobre a atuação de um dos mais importantes batalhões da PMDF

Publicado em

bope-1Alunos do curso de psicologia da UnB conheceram de perto o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Distrito Federal e assistiram palestra sobre a história e o que faz um dos mais importantes batalhões da PMDF.

barra2

letra-alunos do Departamento de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB) realizaram uma visita ao Batalhão de Operações Especiais da PMDF. Os estudantes participaram de uma palestra proferida pelo major Gustavo, comandante em exercício, sobre a história do BOPE, sobre a área de atuação do Batalhão e sobre as ações desenvolvidas em situação de crise extrema, onde o policiamento ordinário não consegue oferecer uma resposta.

Foram apresentadas as três companhias da Unidade: a 1ª Companhia (Grupo de Intervenção 13 de Maio), onde a missão é o resgate de reféns, a 2ª Companhia (Esquadrão de Bombas) onde são acionados quando existem a suspeitas de explosivos, ocorrendo a desativação ou a neutralização, e a 3ª Companhia (Gerenciamento de Crises).

A palestra foi aberta a perguntas, o que representou uma oportunidade dos universitários tirarem dúvidas sobre o batalhão. Logo após, os alunos conheceram os equipamentos utilizados pelo BOPE e o ônibus de Gerenciamento de Crises.


major-senna1“É a primeira vez que alunos do curso de psicologia estão tendo aula de prevenção criminal na graduação. Isso é algo inédito”, disse ao Radar o major Isângelo Senna da Costa que também é professor da Universidade de Brasília.

Ele disse que a visita dos universitários ao BOPE faz parte da disciplina curricular onde os alunos se confrontam com uma realidade e aprendem por exemplo, como transformar um ambiente público como inibidor do crime e como reduzir a vulnerabilidade de uma mulher diante de uma violência sexual.

O professor major avaliou que essa interação com Policia Militar do Distrito Federal e universitários da UNB serviu, também, para desmistificar a velha história propagada dentro das universidades brasileiras de que a polícia é truculenta e que viola os direitos humanos.

“Quando esses alunos visitam uma unidade da PM como o BOPE ou quando se depara com um policial militar na condição de aluno ou na condição de professor dando aula dentro da UNB, isso revela o quanto evoluímos que estamos diante de um novo tempo sem o ranço de outrora”, afirma o major Senna da Costa

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Iniciativa gratuita prepara jovens para profissões do futuro no DF

O Conexão Digital é um projeto itinerante que oferece cursos gratuitos nas áreas de empreendedorismo digital, produção de conteúdo, posicionamento nas redes, tráfego pago...

Mais Radar

Iniciativa gratuita prepara jovens para profissões do futuro no DF

O Conexão Digital é um projeto itinerante que oferece cursos gratuitos...

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 26 para abrir conta no BRB

Para receber o auxílio mensal de R$ 150, a Secretaria de...

Cel. Wellington assume presidência da ASSOR com foco na união e direitos

Wellington Cursino é eleito presidente da ASSOR em assembleia marcada pela ampla participação dos associados, destacando o fortalecimento interno da entidade e o compromisso com a defesa dos direitos da categoria.

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb)...

GDF combate venda ilegal de passagens e fraudes nos cartões de transporte

Após as auditorias da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) e...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»