O ASSUNTO É

Mudança climática ameaça o Distrito Federal com incêndios e falta de água

Publicado em

Além da seca mais intensa, as mudanças climáticas colocam em risco o abastecimento de água no Distrito Federal. Esse aumento das temperaturas reflete também no aumento de doenças para os brasilienses.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao longo dos últimos anos, houve elevação da temperatura média em todos os meses. A maior foi em outubro, com 1,5°C a mais em comparação até 2020.

O Instituto registrou uma tendência de redução no total anual da chuva, principalmente em janeiro e fevereiro, considerados os meses mais chuvosos da região.

A capital ainda está em crescimento com a presença de asfalto, aumento de veículos automotores e indústrias. Esses fatores locais também refletem para as mudanças do clima no DF. Mesmo com o aumento do período de estiagem, as mudanças climáticas impõem o risco de temporais e chuvas mais intensas.

Em 2022, o DF registrou o dia mais frio da história em 19 de maio, com 1,4°C no Gama. Foi a menor temperatura desde o começo das medições na década de 60.

O professor de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB), Saulo Rodrigues Pereira Filho, ressalta que a mudança climática coloca em risco o desabastecimento de água no DF, por exemplo. A capital brasileira pode sofrer novas crises hídricas, em proporções iguais ou superiores à estiagem de 2017.

Para o também coordenador da Rede Clima, formada para analisar as mudanças climáticas, “nos últimos 50 anos, a temperatura média do DF subiu 2ºC. Segundo projeção de modelos climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até 2050, haverá aumento de 2ºC. Serão 4ºC a mais no total”.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Central de Relacionamento 156 passará por manutenção no fim de semana

Entre as 18h desta sexta-feira (4) e a manhã de segunda (7), a Central de Relacionamento do Distrito Federal ficará temporariamente fora do ar....

Mais Radar

Central de Relacionamento 156 passará por manutenção no fim de semana

Entre as 18h desta sexta-feira (4) e a manhã de segunda...

STF barra reestruturação da carreira GAPS no DF; Sindsaúde lamenta

Marli Rodrigues, presidente do Sindsaúde DF, reafirma determinação em lutar pela carreira GAPS, apesar da decisão contrária do STF. Em nota, o sindicato critica oposição interna que, por interesses diversos, trabalhou contra o projeto benéfico aos servidores da saúde.

Brasília recebe etapa inédita do maior campeonato de skate street do mundo

Nos próximos dias 12 e 13, Brasília sedia a etapa inédita...

Zoológico de Brasília reabrirá ao público na próxima segunda (7)

O Zoológico de Brasília voltará a receber visitantes na próxima segunda-feira...

Mais de 120 mil famílias do DF poderão ter redução na conta de energia

Mais de 120 mil famílias de baixa renda do Distrito Federal...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.