As entidades representativas dos condomínios fechados do DF, que abrigam uma população de mais de 600 mil moradores , promoverão, a partir do dia 02/08, uma rodada de sabatinas para ouvir e oferecer propostas a cinco candidatos a governador do Distrito Federal.
A decisão foi tomada durante uma reunião das lideranças dos condomínios da região do Jardim Botânico, Tororó e do Setor Habitacional São Bartolomeu.
As entidades da sociedade civil entendem que um contingente que representa um terço de toda a população de Brasília não pode ter seus interesses ignorados pelos candidatos pretendentes ao Buriti.
O eleitorado dos condomínios fechados, que lutam há três décadas pela regularização dos parcelamentos, foi fundamental na eleição do governador Agnelo Queiroz, em 2010, diante do compromisso feito por ele de dar segurança jurídica às moradias, que tanto os seus moradores precisam.
Mas, passados três anos e meio do governo petista, nenhum condomínio das áreas específicas e passíveis de regularização foi regularizado, fato que deixou a população condominial decepcionada.
A Associação Comunitária dos Condomínios do Jardim Botânico (AJAB), a Associação dos Moradores do Tororó (ATUA) e a Associação dos Moradores do Setor Habitacional São Bartolomeu, que juntas congregam 83 condomínios nas três regiões, promoverão as sabatinas e, para os debates, serão convidados pelo menos cinco candidatos a governador, em datas diferentes.
ARRUDA JÁ CONFIRMOU PRESENÇA
O primeiro encontro está marcado para o dia 02/08, a partir das 9 horas da manhã, com a participação do ex-governador Jose Roberto Arruda (PR). Arruda, que é candidato ao Buriti, já confirmou presença.
O local do evento será no Condomínio Estância Quintas da Alvorada, por ter sido o condomínio que mais sofreu com as violentas operações de derrubadas empreendidas nos últimos três meses pelo GDF.
As operações só cessaram mediante uma medida cautelar com pedido de liminar proferida pelo presidente em exercício do Superior Tribunal de Justiça, ministro Gilson Dipp, que proibiu o GDF de demolir qualquer construção naquele parcelamento.
ROLLEMBERG, TAMBÉM
Rodrigo Rollemberg (PSB) será o segundo candidato a falar de suas propostas direcionadas aos condomínios. A sua assessoria também já confirmou a presença do candidato na segunda rodada da sabatina marcada para o dia 09/08, no mesmo local e horário.
AGNELO AINDA NÃO RESPONDEU AO CONVITE
A assessoria do Governador Agnelo Queiroz (PT), que busca a sua reeleição, ainda não confirmou se aceita ou não o convite para a sabatina promovida pelas lideranças dos condomínios fechados da região do Jardim Botânico.
Alguns de seus aliados, no entanto, anteciparam que o governador não fugirá de um cara-a- cara com os moradores dos condomínios. Caso o Governador confirme, a sabatina dele está marcada para o dia 23/08, no condomínio Estância Quintas da Alvorada. Dia 30 será a vez de Luiz Pitiman (PSDB) e, no dia 06/09, a sabatina ocorre com o candidato a governador Toninho do PSOL. Ambos já confirmaram a participação.
A FORÇA ELEITORAL DOS CONDOMÍNIOS
O enorme eleitorado dos condomínios do DF forma hoje um contingente de 387.610 eleitores que totalizam 21.51% do eleitorado geral do Distrito federal que é de 1.801.959 eleitores, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. O eleitorado dos condomínios horizontais é três vezes maior do que o eleitorado do Recanto das Emas/Samambaia juntos, que somam hoje 100.521 eleitores, segundo o TSE. Para cada cinco eleitores do DF, quase dois moram em condomínio fechados. Falta apenas os moradores descobrirem que têm essa força e podem decidir pela eleição de um dos pretendentes ao Buriti.
WANDER AZEVEDO INTENSIFICA CAMPANHA
O candidato a Deputado Distrital Wander Azevedo (PV) começa a intensificar a sua campanha por todo o Distrito Federal, em especial dentro dos condomínios horizontais do DF, apresentando propostas que fazem parte do imaginário de todos os eleitores que sonham com uma Brasília cada vez melhor.
No último sábado, o ex-administrador do Lago Sul reuniu a sua gigantesca militância, formada por lideranças comunitárias, dirigentes de entidades da sociedade civil e simpatizantes, para inaugurar o seu comitê central de campanha. Com o slogan “plante essa ideia”, Wander Azevedo pretende levar para os eleitores plataformas como a bandeira do desenvolvimento sustentável.
Wander quer priorizar junto às comunidades o debate sobre a ética e a coerência na política, temas que ocupam o espaço cada vez mais nas casas dos cidadãos cansados de serem surpreendidos por casos de corrupção, principalmente aquela que suga o dinheiro público.
Ele acredita na renovação de um legislativo que possa ser 100% ficha limpa e que essas eleições são as oportunidades de o povo vencer as práticas políticas que envergonham os parlamentos brasileiros. “ Sou uma opção de escolha popular para uma população que tem a esperança de viver dias melhores”, disse ele ao Radar.