O ASSUNTO É

MOBILIDADE RÁPIDA, EFICIENTE E SEGURA: Metrô de Brasília aos poucos vai mudando para melhor

Publicado em

Brasília vai transportar no metrô até o último dia do ano cerca de dois milhões e 40 mil usuários. A previsão para 2017 é de que esse número seja superior a dois milhões e 400 mil pessoas, um crescimento de 17, 65%.

barra-radar

letra-opresidente do Metrô DF, Marcelo Dourado, ao retornar do Japão onde passou 20 dias visitando o sistema metroviário do país a convite do governo japonês, sentiu o quanto a mobilidade sobre trilhos no Brasil, e em especial em Brasília, ainda é atrasado anos-luz do que viu na terra do sol nascente.

Mesmo assim, o choque de realidade não foi motivo para demover o especialista em sistema metroviário de continuar persistindo a convencer o governo federal, por meio Ministério da Fazenda, a liberar R$ 270 milhões para a compra de pelo menos dez trens que irão substituir os que estão em uso há mais de 20 anos.

marcelo-dourado“Meu único defeito: sou viciado em trilhos”, disse Marcelo Dourado ao receber um grupo de blogueiros da ABBP em seu gabinete nesta quarta-feira (14) para fazer um balanço dos avanços conseguidos para transformar o Metro DF, na mais importante modal de transportes de pessoas do Distrito Federal.

Quando assumiu o comando da empresa em janeiro de 2105, Marcelo Dourado se deparou com um sistema caro, equipamentos absoletos e com contratos complicados.

“Fizemos novas licitações de contratos de manutenção do metrô e posso garantir que hoje as falhas são cada vez menores. A modernização do sistema que vem acontecendo no âmbito da radiofonia, telefonia fixa e sinalização, transformou o metrô no meio de transportes mais confiante, mais rápido e mais seguro do DF”, afirmou.

Ele disse que a empresa faz uma economia do dinheiro público de R$ 71 milhões por ano comparado ao antigo contrato. Afirmou que pela primeira vez na história,  o Metrô DF possui um gerenciamento de manutenção que antes estava nas mãos de empresas terceirizadas e hoje o sistema está nas mãos dos técnicos do próprio metrô.

“Estamos investindo capacitação dos nossos profissionais, por isso levei dois engenheiros nossos para o Japão para conhecer as oficinas dos trens e fabricação de material. O sistema tem muito menos falha do que no passado e com uma economia espetacular. Esperamos transportar no próximo ano mais de dois milhões e quatrocentas mil pessoas”, comemora.

Marcelo Dourado disse que os projetos para a expansão da linha Samambaia, Ceilândia estão prontos e a linha Asa Norte irá contribuir para a revitalização da W3 Sul. Ele criticou o governo brasileiro por não priorizar o transporte sobre trilhos e que anda na contramão do mundo.

“Quando estava na Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste – Sudeco, em 2011, órgão ligado ao Ministério da Integração Nacional, lançamos um projeto para trens de media velocidade de 160 quilômetros por hora que Acredito ainda que o projeto Brasília /Luziânia que já tem o trilho e que pode ser feito as adaptações, se consolide por ser uma obra a custo baixo e mais barato e eficiente do que o BRT”, comparou.

Dourado disse que tenta amenizar um problema grave no metrô que é a falta de pessoal. A empresa possui 1.010 funcionários quando precisaria de pelos menos de 1.500 empregados. “Precisamos contratar com urgência os concursados na área de segurança e de engenharia e agentes de estação na área operacional e técnica. O nosso único entrave é a lei de responsabilidade fiscal. O GDF está lutando para vencer a batalha e vai  sair do limite prudencial. Por isso lutei e conseguiu prorrogação do concurso por mais dois anos e tenho a absoluta certeza que o GDF vai superar essa barreira”, acredita.

O presidente do metrô destacou o termo de cooperação feito entre a empresa e a Policia Militar do Distrito Federal para atuar nas áreas lindeiras. Para a vigilância nas estações e plataformas foi contratada uma empresa de segurança armada.

“Vamos também assinar um termo de cooperação com o corpo de bombeiros que já atua em nossas áreas com ações preventivas e corretivas do nosso sistema. A segurança é fundamental para um sistema que transporta milhares de pessoas todos os dias. Somos um tipo de transportes mais seguro do mundo”, assegurou.

redacao-radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Entenda a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida

O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) consolidou mais um passo para beneficiar a classe média. A partir do início de maio, os bancos começarão...

Mais Radar

Estações do Metrô-DF ganham novos painéis informativos

As estações do Metrô-DF agora contam com novos painéis eletrônicos que...

Lançado edital de licitação de mais de cem imóveis no DF

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) lançou o sexto...

Feriado terá linhas especiais e transporte público gratuito

Por causa dos eventos de Páscoa e do aniversário de Brasília,...

Prazo para indicar conta no Nota Legal acaba em maio

Os contemplados com prêmios no segundo sorteio de 2024 do Nota...

Abertas inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no DF

Estão abertas as inscrições para 120 vagas do Projeto Labinclui, qualificação...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.