O ASSUNTO É

MINISTÉRIO PÚBLICO DERROTADO. ESTRADA QUE LIGA A REGIÃO DO JARDIM BOTÂNICO À QI 27 DO LAGO SUL PODE SER REABERTA PELA JUSTIÇA

Publicado em

1AESTADA27A via HI 104 que corta o Parque Bernardo Sayao e termina na QI 27, no Lago Sul, fechada a pedido do Ministério Publico há quase um ano, pode ser reaberta por decisão judicial nos próximos dias. A juíza Acácia Regina Soares de Sá deu um prazo de dez dias para do MPDFT e para a Novacap se manifestarem sobre a interdição. A ação de desbloqueio da QI 27, como é conhecida o atalho, foi impetrado pela Associação dos Condomínios do Jardim Botânico –AJAB.

                                                                         

LETRA Quem surgiu primeiro, a Estrada ou o Parque? Resposta: a Estrada construída há 40 anos e utilizada diariamente, antes da interdição, por mais de 50 mil moradores dos condomínios da região do Jardim Botânico, Altiplano Leste e do São Bartolomeu como um atalho entre a 001 e a QI 27 no Lago Sul.

A interdição da HI104, por determinação da Justiça ocorrida em agosto do ano passado, foi para atender a um pedido do Ministério Público, de 2002, que alega que não houve estudo de impacto ambiental para a construção da via. A pista foi feita antes de a área virar o Parque Ecológico Bernardo Sayão, criado pelo Decreto nº 23.276, em outubro de 2002.

Os Moradores dos condomínios do Altiplano Leste, São Bartolomeu e do Jardim Botânico, protestaram contra a interdição da via chegando a bloquear uma das pistas da Ponte JK em um horário de pico.

Até mesmo para as autoridades de trânsito, a via HI 104 é um atalho considerado de fundamental importância para o escoamento da grande quantidade de veículos que se dirigem ao Plano Piloto.

Na ação, o MP pediu à justiça que a via ficasse interditada por um prazo de 90 dias, período para que a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e o Instituto Brasília Ambiental, IBRAM apresentassem o estudo de impacto ambiental o que até agora não foi feito.

Na sexta-feira da semana passada, a Juíza Acácia Regina Soares de Sá resolveu acatar a petição impetrada pela Ajab, juntada em um abaixo-assinado eletrônico com 1.300 assinaturas de moradores que pedem providências no sentido de agilizar a abertura da Via H1-104 que liga a Estrada Parque Contorno da 001 à QI 27 do Lago Sul. O prazo para que os órgãos do GDF e o próprio Ministério Publico apresentem defesa se esgota na próxima segunda-feira. A justiça pode decidir pelo desbloqueio da via. Procurado por Radar, o administrador do Lago Sul e interino do Jardim Botânico disse que se a justiça decidir pelo desbloqueio da via a decisão será cumprida imediatamente.

Visão Radar

A Capital Federal possui parte de seu território sob alguma forma de proteção ambiental e conta com 73 parques criados por decretos. A maioria desses parques ainda não foi totalmente implantada nem possui equipamentos que proporcionem opções de lazer ou visitação para os moradores. São lugares esquecidos e abandonados pelos sucessivos governos. O Bernardo Sayão é um deles. O Ibram, órgão criado para cuidar e ser o vigilante do meio ambiente do DF é um zero a esquerda. Recentemente depredou a orla do Lago e deixou a bagaceira para trás. Tornou-se um pinduricalho de empregos nos últimos anos.

Existem mais de 300 condomínios que podem ser regularizados de acordo com o que determina o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), do próprio Ministério Publico do Distrito Federal, assinado em 2007 que, até hoje, o órgão ambiental de araque não cumpre. Em 1 ano e meio de Governo Rollemberg, o Ibram não revalida as licenças de instalação (LI) para nenhum condomínio. O Instituto Brasília Ambiental gosta mesmo é de fazer “rodas de conversas fiadas” patrocinadas por empreiteiras. Sai daí Dona Jane, pelo amor de Deus!

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Governo devolveu R$ 1,29 bi a aposentados lesados por descontos

Conforme governo federal, cerca de R$ 1,29 bilhão foram restituídos a aposentados e pensionistas lesados pelo esquema de cobrança de mensalidades descontadas ilegalmente pelo Instituto...

Mais Radar

Distrito Federal lidera ranking de qualidade de vida no Brasil em 2025

Pela primeira vez, o Distrito Federal alcançou o topo do ranking nacional de...

Ativa Mente une tecnologia e saúde para promover qualidade de vida aos idosos

Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) estão desenvolvendo o aplicativo Ativa...

QualificaDF oferece vagas para diversos cursos de qualificação profissional

O QualificaDF Móvel está com vagas abertas para a 11ª Etapa...

Inscrições para o Selo Acessibilidade 2025 estão abertas

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Concurso Selo...

Beneficiários de programas habitacionais assinam contratos de individualização das moradias

Beneficiários do programa da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab)...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.