A convocação de 100 mil bolsonaristas fieis, programada para o Dia 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, é a meta dos setores da sociedade civil de Brasília, que estão se organizando em apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro.
A marcha, segundo seus organizadores, tem o objetivo ainda de protestar contra decisões do Poder Judiciário.
Todos os segmentos evangélicos que reúnem milhões de fies; associações e clubes militares; entidades ligadas ao agronegócio, além da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) se mobilizam em defesa da governabilidade do presidente Bolsonaro.
A marcha pró-bolsonaro também está sendo convocada em outras grandes cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Belém, São Luís, Goiânia e Manaus.
Brasília sem desfile cívico-militar
Não haverá desfile cívico-militar neste 7 de setembro de 2021. Este é o segundo ano em que o Ministério da Defesa suspende o tradicional evento por causa da pandemia da Covid-19.
O Dia da Independência do país costuma ser celebrado em Brasília com a apresentação das forças militares na esplanada dos ministérios, com a presença de autoridades dos três poderes e de público.
Em nota, o Ministério da Defesa afirmou a data será comemorada no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente, com restrição de espectadores.
O evento será coordenado pela Presidência da República e está previsto apenas uma cerimônia de hasteamento da bandeira pelas Forças Armadas.
O ministro da defesa, Braga Netto, informou, contudo, que não há impedimento de eventos militares em outras unidades da federação, mas ressaltou que não há previsão de desfiles.