As obras do Drenar DF conta com 108 poços de visita (PVs) e, até o momento, 87 dessas estruturas foram fechadas. Trata-se do maior programa de captação e escoamento de águas pluviais do Governo do Distrito Federal (GDF).
Os túneis verticais possibilitaram a escavação das galerias, por onde passará a água captada pelo sistema de drenagem. A metodologia dispensa a abertura de grandes valas no meio da cidade.
As entradas também são chamadas de poços de ataque e serão pontos de manutenção, inspeção e limpeza da rede quando as obras forem finalizadas.
“Os túneis direcionados à saída da bacia de detenção já estão com tampa e escadas. Estamos com 80% dos PVs totalmente prontos”, afirma o diretor-técnico da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Hamilton Lourenço Filho.
As entradas de acesso ao sistema têm profundidade média de 11,32 metros, e algumas chegam a 21,3 metros de altura – o equivalente a um prédio de seis andares.
O projeto duplicará a capacidade de escoamento da região sem modificar a rede existente, dando fim a enchentes recorrentes em todo o período de chuvas. Com investimento na ordem de R$ 180 milhões, o Drenar DF foi dividido em cinco lotes e é executado pela Terracap.