Para melhorar o atendimento a pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) vai gerar um cartão de crise. Profissionais de saúde vão utilizar ferramenta online para produzir o material impresso que vai reunir informações essenciais do usuário.
O cartão vai apresentar dados importantes, como nome, contato da pessoa e do serviço de saúde de referência, medicamentos em uso e contraindicados. O objetivo é que o paciente do Caps tenha um atendimento mais ágil, seguro e eficaz em situações de crise.
A adesão do documento é voluntária.
“O cartão de crise é uma estratégia de cuidado que amplia a autonomia do paciente, fazendo com que ele comunique à equipe assistencial a melhor forma de acolhê-lo durante uma crise psíquica. A ação representa mais um passo no fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial do DF, promovendo cuidado humanizado e maior segurança nos atendimentos emergenciais”, destaca Fernanda Falcomer, subsecretária de Saúde Mental da SES-DF.
A iniciativa da Subsecretaria de Saúde Mental, em parceria com a Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação em Saúde da SES-DF, faz alusão ao Mês da Luta Antimanicomial, comemorado em maio.