O Museu da República recebeu o grupo de jovens formandos do projeto Jovem Candango nessa terça-feira (20). Quinhentos adolescentes entre 14 e 18 anos ganharam formação técnico-profissional para impulsionar o início de suas carreiras.
Como uma iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF), o Jovem Candango combina atividades práticas e teóricas adequadas ao crescimento físico, moral e psicológico dos alunos.
Os participantes atuam diretamente nos órgãos e secretarias e assim ganham experiência ao longo dos dois anos de participação.
“Esses 500 jovens do primeiro ciclo se formaram e agora estão prontos para entrar no mercado de trabalho. A grande novidade é que no ciclo atual nós estamos atendendo também os filhos de catadores de material reciclável, os órfãos do feminicídio, além das cotas estabelecidas na legislação. O importante é que os órgãos compraram o programa e hoje temos mais vagas disponíveis do que jovens para oferecer”, explica Rodrigo Delmasso, secretário da Família e Juventude.
No momento, não há inscrições abertas para o Jovem Candango, mas a Secretaria da Família e Juventude busca ampliar o acesso de 1.800 vagas para 3.600 por ciclo. A pasta trabalha em outras frentes para ajudar alunos a entrar na universidade, com outros projetos.