O ASSUNTO É

Jardim Botânico e Lago Sul protestam contra Rollemberg

Publicado em

reuniao delideresUma grande carreata de protesto contra o governador Rodrigo Rollemberg será feita por moradores do Jardim Botânico e do Lago Sul, na próxima segunda-feira, 2 de fevereiro. Será uma demonstração pública de repúdio à ameaça de extinção da Região Administrativa (RA) XXVII.

A convocação dos moradores para a carreata foi decidida por cerca de 60 líderes, entre síndicos e dirigentes de entidades representativas da região do Jardim Botânico e do Lago Sul, em reunião na noite desta segunda-feira, 26.

reuniao delideresUma grande carreata de protesto contra o governador Rodrigo Rollemberg será feita por moradores do Jardim Botânico e do Lago Sul, na próxima segunda-feira, 2 de fevereiro. Será uma demonstração pública de repúdio à ameaça de extinção da Região Administrativa (RA) XXVII.

A convocação dos moradores para a carreata foi decidida por cerca de 60 líderes, entre síndicos e dirigentes de entidades representativas da região do Jardim Botânico e do Lago Sul, em reunião na noite desta segunda-feira, 26.

Já a Associação Comercial do Lago Sul reagiu contra a indicação do administrador Aldemir Paraguassu. A entidade acusa o governo de ter passado por cima da decisão da comunidade, que havia escolhido Wander Azevedo, através de consulta popular, para a administração da cidade.

Pedido de parlamentar

runiao lideresWander Azevedo chegou a ocupar o cargo por 15 dias, mas foi dispensado pelo governador Rollemberg de forma indelicada, para atender ao pedido do deputado federal e senador eleito Antonio Reguffe (PDT), e de Marcos Dantas, presidente do seu partido.

A proposta de fundir Jardim Botânico e Lago Sul azedou a partir do momento em que o novo administrador do Lago, Adelmir Paraguassu, teria se manifestado contrário à construção de muros e portarias nos condomínios horizontais do Jardim Botânico.

Piorou ainda mais porque Adelmir Paraguassu teria dito ainda que a região dos condomínios será obrigada a adequar-se às normas de edificação do Lago Sul. Para manter as tais normas, o administrador estaria disposto a usar a Agefis (Agencia de Fiscalização do DF) contra os condomínios que infligirem as regras da sua administração.

Ameaças repudiadas

“Não podemos aceitar essas ameaças, sobretudo de alguém que não conhece a atual realidade dos condomínios da região do Jardim Botânico, bem como não podemos aceitar que o Jardim Botânico seja transformado em um quintal do Lago Sul ou que perca a sua identidade como cidade autônoma”, afirmou o dirigente da Associação dos Moradores do Tororó, Toni Duarte, ao pregar a união dos síndicos e dirigentes das entidades em defesa da manutenção da RA XXVII.

O presidente da Associação Comercial do Lago Sul, Márcio Brum, que aglutina pequenos, médios e grandes empreendedores, disse que o governo Rollemberg ignorou e desprestigiou os segmentos sociais do Lago Sul ao tirar o experiente administrador Wander Azevedo, depois de 15 dias, para empurrar “goela abaixo” o administrador Aldemir Paraguassu, que tende a perseguir os que geram emprego e renda no Lago Sul. “Não aceitamos isso”, reagiu Márcio Brum.

Arrogância de secretário

Márcio Brum afirmou que esteve com o secretário de Relações Institucionais e Sociais, Marcos Dantas, para transmitir o inconformismo da comunidade diante da substituição abrupta de Wander Azevedo por Aldemir Paraguassu.

“Ele nos disse, com tamanha empáfia, que a decisão era do governador e que nada mais poderia ser feito. Portanto, estou aqui para anunciar, em nome dos empreendedores do Lago Sul, o nosso total apoio à causa do Jardim Botânico e marcharemos juntos pelas ruas de Brasília para demonstrar a nossa indignação”, declarou o presidente da Associação Comercial do Lago Sul.

Por causa da reunião desta segunda-feira, 26, e da decisão das duas cidades de organizarem esta grande carreata de protesto, marcada para as 7 horas da manhã da próxima segunda-feira, 2 de fevereiro, Marcos Dantas ligou para a presidente da Associação Comunitária do Jardim Botânico (Ajabe), Viviane Fidélis.

Encontro agendado

Marcos Dantas propôs encontro com uma comissão de lideranças representativas do Jardim Botânico e do Lago Sul. A reunião deve acontecer nesta quarta-feira (28). “Não vamos abrir mão das nossas conquistas. A nossa posição será pela manutenção da Administração Regional do Jardim Botânico”, adiantou Viviane Fidélis.

Eliana Pedrosa ressalta o poder do protesto

eliana2A ex-deputada Eliana Pedrosa presente na reunião com as lideranças do Jardim Botânico e do Lago Sul lembrou o movimento popular insurgido contra a divisão da Ceilândia como uma grande demonstração de força que o povo tem quando sai em defesa de suas conquistas.

“Não há governo nenhum que vai contra isso”, disse Eliana Pedrosa. Ela afirmou que o Jardim Botânico e o Lago Sul terão que fazer o mesmo para garantir os seus direitos.

Ela propôs que as comunidades, além de organizar a grande carreata de protesto para próxima segunda-feira, que as lideranças façam também um manifesto público pelas redes sociais, especialmente em blogs e no Facebook. A finalidade é disseminar de forma viral o inconformismo das duas comunidades em relação à postura do governo.

Medida inconsequente

Eliana Pedrosa destacou a importância da manutenção da Administração do Jardim Botânico com um administrador que esteja focado no processo de regularização dos condomínios. Uma pessoa que faça uma ponte entre a comunidade e o governador, para resolver questões como esta.

A ex-parlamentar classificou como uma medida inconsequente a fusão de duas cidades que têm problemas muito diferentes. Ela fez questão de render uma homenagem a Wander Azevedo (também presente na reunião) que, apesar de ter sido administrador do Lago Sul, era mais sensível aos problemas dos condomínios do Jardim Botânico, gozando de grande prestígio entre as lideranças da região.

“É muito importante que as lideranças do Jardim Botânico estejam atentas, já que o novo administrador do Lago Sul não irá permitir guaritas e tende a implantar uma discriminação aos moradores dos condomínios, o que é uma situação delicada. O Jardim Botânico não precisa ter vergonha de mostrar a cara e ir para as ruas para defender as suas conquistas”, ressaltou Eliana pedrosa.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília é confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será sediada no Brasil e a capital federal será uma das sedes do torneio. Conforme a Federação...

Mais Radar

Vai de Graça ultrapassa 10 milhões de acessos no transporte público do DF

O Programa Vai de Graça alcançou a marca de 10,7 milhões...

Brasília é confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será sediada no Brasil...

Campanha do GDF alerta sobre riscos do transporte pirata

O GDF lançou uma campanha para combater o transporte ilegal de...

Projeto de cinema ao ar livre percorre sete regiões administrativas

O Cinema Inflável consiste na exibição gratuita de filmes a céu...

Bancas sem atividade regular podem ser retomadas pelo GDF

Fechadas há mais de 45 dias, bancas da Feira de Artesanato...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.