O ASSUNTO É

INQUÉRITO SOBRE O DESABAMENTO DO VIADUTO CONTINUA NA ESTACA ZERO

Publicado em

Rollemberg e Márcio Augusto Buzar, atual diretor-geral do DER, sabiam desde muito sempre do perigo que centenas de pessoas corriam diariamente por causa do viaduto apodrecido por irresponsabilidade do poder público. Até agora o governo mandou às favas o pedido de informação do Ministério Público sobre a desídia criminosa

Por Toni Duarte

O engenheiro civil, doutor em estruturas e professor na Universidade de Brasília (UnB), Márcio Buzar, ungido diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagem um dia após o desabamento do viaduto do Eixão Sul de Brasília, tinha pleno conhecimento, desde 2015, que o viaduto do eixão ia cair se não houvesse uma intervenção urgente de suas estruturas.

No entanto o “iluminado” que comandava a Diretoria de Edificações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), lavou as mãos para o que poderia ser a maior tragédia da história urbana do país.

Foi a mão de Deus que evitou que as mais de 45 toneladas de concreto não esmagassem as mais de 500 pessoas que transitavam por cima e por baixo do viaduto e onde muitas outras frequentavam um restaurante na galeria dos Estados.

A tragédia seria a pior que a produzida pelo incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que matou 242 pessoas e feriu 680 em janeiro de 2013.

Às 11 horas e 45 minutos em que as 45 toneladas do viaduto do eixão caiu, não havia ninguém no restaurante que funciona em baixo da estrutura. Não havia também transeuntes circulando e o sinal vermelho fechou para as centenas de carros que poderiam mergulhar um atrás do outro no imenso buraco da morte.

“Deus foi maravilhoso! ” Foi a expressão mais ouvida e usada pelos brasilienses na manhã do último dia 06 de fevereiro deste ano. Apenas umas dezenas de carros, sem ninguém, estacionado em baixo da viga foram esmagados.

Quanto a isso o governador Rodrigo Rollemberg, já disse que não vai indenizar os seus proprietários sob a justificativa que os veículos estavam estacionados ilegalmente. Mas quem decide não é ele, é a justiça.

Voltando ao novo diretor do Departamento de Estradas e Rodagem Márcio Buzar, ele tem mais culpa no cartório do que o primo de Rollemberg, Luduvice, que foi demitido de forma humilhante e sem defesa no dia seguinte pelo governador a bem do serviço público.

Foi o “pato” da vez a pagar pelos infortúnios de um governo que cai aos pedaços na cabeça do povo brasiliense deste que assumiu o Buriti em janeiro de 2015.

Para se proteger, o governador preferiu conservar Márcio Buzar perto dele do que o demitir como fez com o ex-diretor do DER. Afinal, tanto o presidente da Novacap, Júlio Menegotto como o próprio governador tinham também conhecimento que o viaduto estava ruindo já que foram avisados por meio de um relatório do Tribunal de Contas do Distrito Federal

A negligência, o desleixo, a desatenção, o relaxamento e má vontade redundou na desídia criminosa que precisa ser apurada por meio de um inquérito instaurado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) .

O procedimento do MP foi aberto no último dia 08/02 e estabeleceu dez dias para que o governo Rollemberg informe sobre o plano de conservação de viadutos e pontes no DF.

No entanto, conforme apurou o Radar, o governo de Brasília ignorou os pedidos do MPDF.

Resta saber se os promotores de Justiça Lenna Daher, Roberto Carlos Silva, Raquel Tiveron, Marcelo Barenco, Alexandre Gonçalves, Eduardo Gazzinelli, e Sérgio Gomide vão concordar com isso.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Mais Radar

Com pista de patinação no gelo, Brasília terá megaevento natalino

A partir do dia 1º de dezembro, o Nosso Natal vai...

Iniciativa gratuita prepara jovens para profissões do futuro no DF

O Conexão Digital é um projeto itinerante que oferece cursos gratuitos...

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 26 para abrir conta no BRB

Para receber o auxílio mensal de R$ 150, a Secretaria de...

Cel. Wellington assume presidência da ASSOR com foco na união e direitos

Wellington Cursino é eleito presidente da ASSOR em assembleia marcada pela ampla participação dos associados, destacando o fortalecimento interno da entidade e o compromisso com a defesa dos direitos da categoria.

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb)...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»