Instituições Maçônicas do Distrito Federal assinaram nesta sexta-feira (24), um Protocolo de Intenções com o GDF que prevê a arrecadação de recursos que se convertam em alimentos e produtos de higiene para serem doados à população mais necessitada do DF. O ato de assinatura contou com a presença do vice-governador, Paco Brito, que comanda o programa do GDF “Todos Contra o Covid”.
A pandemia causada pelo coronavírus tem mostrado um Distrito Federal cada vez mais solidário e preocupado em ajudar o governo e o cidadão da capital.
O Grão-Mestre Distrital Reginaldo de Albuquerque, representante da Grande Oriente do Distrito Federal, fez questão de ressaltar que esta é a primeira grande parceria feita entre a maçonaria e o governo no âmbito do Distrito Federal.
“Estamos nos unindo ao GDF para sermos um centro de ação para distribuição de cestas básicas e produtos de limpeza para a sociedade através de instituições sem fins lucrativos”, explicou.
Albuquerque ressaltou, ainda, que uma conta do Banco de Brasília (BRB) será disponibilizada aos membros da maçonaria para a arrecadação de doações em dinheiro.
O protocolo de intenções contou também com a assinatura do Grão-Mestre Distrital Armando Assumpção, representante da Grande Loja Maçônica do DF, que enfatizou a importância da participação de todos, governo e sociedade civil, na luta contra a Covid-19.
“A gente sabe que em um momento de crise, a participação do Estado é fundamental, mas a sociedade tem que fazer a parte dela e a família maçônica tem a felicidade de participar deste momento, de colaborar com projetos do governo que visem o bem-estar da população”.
O vice-governador Paco Brito agradeceu a parceria e fez questão de frisar a credibilidade da instituição maçônica que abraça a luta do Distrito Federal contra a pandemia do coronavírus.
“É muito importante essa chancela que nos ajuda a sermos solidários neste momento com as famílias mais carentes que tanto precisam de nós. Essa organização milenar [maçonaria] enobrece qualquer atividade”, disse o vice-governador, ao gradecer o apoio em nome do Governo.
Ajudas diárias
Na manhã de ontem (23), uma comissão formada por 130 aprovados em concurso da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) entregou 800 máscaras confeccionadas com recursos de doações – a maioria dos próprios concursados – ao vice-governador. Ao todo, o grupo já doou mais de 3.000 insumos em todo o Distrito Federal. Na quarta-feira (22), a comissão doou 1.300 máscaras à Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Das máscaras doadas, 400 são feitas de TNT, 300 de tecido e 100 são de acetato, ideais para serem usadas por profissionais de saúde.
Ainda durante a manhã, o Sindicato das Empresas de Serviço de Informática do DF (Sindesei) fez a doação de 480 frascos de álcool em gel para o programa Todos Contra o Covid. Os produtos foram entregues pelo presidente da instituição, Christian Tadeu, e o vice-presidente, Charles Dickens.
Todos contra o Covid
Por meio de decreto, o GDF instituiu o Comitê de Emergência a fim de arrecadar doações para o combate e enfrentamento do novo coronavírus. Além de produtos, serviços, alimentos, insumos e equipamentos, o governo também recebe, por meio do Banco de Brasília (BRB), doações financeiras.
Agência: 027
Conta Corrente: 049.521-5
CNPJ: 02.174.272/0001-55
Banco 070 – Banco de Brasília (BRB)