Após ter atravessado por vários governos, o sistema de abastecimento de água Corumbá IV foi finalmente inaugurado em cerimônia nesta quarta-feira(06), pelo governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha(MDB).
Segundo a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a nova estrutura vai atender mais de 1,3 milhão de pessoas no Distrito Federal e Entorno.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, também participou do ato de entrega da obra.
O sistema vai produzir 2,8 mil litros de água por segundo. Foram feitos 12,3 km de tubulação junto à capacitação de água, sob responsabilidade da Saneago, e 15,4 km até a estação de água em Corumbá, executados pela Caesb.
LEIA MAIS| Radar Político
Convocação eleitoreira de Jorge Vianna fracassa em frente ao Buriti
Em 2009 o contrato para as obras de Corumbá IV foi assinado pelo ex-governador Agnelo Queiroz (PT), mas só iniciaram em 2011.
De lá até o último ano do governo Rollemberg, ocorreram várias paralisações por suspeitas de irregularidades.
Em 2020 as obras avançaram alcançando 97% de concluídas.
Hoje, os governadores Ibaneis Rocha e Ronaldo Caiado, acionaram as turbinas do sistema que ajudará a amenizar o grave problema hídrico do Distrito Federal e das cidades do Entono.
As águas de Corumbá vão contribuir para o abastecimento de oito regiões do DF: Águas Claras, Arniqueiras, Gama, Núcleo Bandeirante, Park Way, Recanto das Emas, Santa Maria e Taguatinga Sul.