Em um gesto de solidariedade e cooperação entre estados brasileiros, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, tomou a iniciativa nesta sexta-feira (03) de enviar auxílio ao Rio Grande do Sul, que enfrenta graves inundações causadas pelas fortes chuvas.
A ajuda é prestada por meio do Corpo de Bombeiros Militares do DF, que enviará homens e equipamentos para ajudar nas atividades de resgate e salvamento das pessoas atingidas pelas enchentes.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), agradeceu o apoio de Ibaneis, informando-lhe que a região metropolitana de Porto Alegre deverá ter uma enchente jamais vista nesta sexta.
O Rio Grande do Sul contabiliza 29 mortos e há 60 desaparecidos. O nível de água do Guaíba já havia igualado os 3,46 metros da enchente de setembro do ano passado e subia, em média, 8 centímetros por hora.
A estimativa é que ele chegue a 4 metros durante a madrugada desta sexta e há a expectativa de que alcance 5 metros no fim da tarde.
A iniciativa do governador do DF de enviar ajuda ao Rio Grande do Sul em meio às enchentes é um exemplo de solidariedade e de cooperação entre estados.
Os bombeiros do DF são reconhecidos por sua eficiência e experiência em situações de emergência e grandes tragédias, como a de Brumadinho, em Minas Gerais, o que contribuirá para a agilidade e eficácia das operações no Rio Grande do Sul.