O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou nesta segunda-feira (17), um reajuste salarial para as forças de segurança do Distrito Federal, durante uma solenidade que reuniu cerca de 2 mil bombeiros e policiais na Praça do Buriti.
O deputado Roosevelt, presente no evento, teve participação ativa em todas as etapas do processo, desde os estudos e negociações até a concretização do objetivo de reposicionar as forças de segurança do DF entre as mais valorizadas do país.
O deputado distrital Roosevelt Vilela teve um papel decisivo na conquista do novo reajuste salarial para as forças de segurança do Distrito Federal.
Desde o início das negociações, ele se empenhou na defesa dos interesses dos policiais e bombeiros, garantindo que o pleito fosse atendido pelo governo.
O reajuste será custeado pelo Fundo Constitucional e implementado em duas parcelas: a primeira em setembro deste ano e a segunda em maio de 2026.
Ao longo do processo, Roosevelt Vilela trabalhou ativamente para reposicionar as forças de segurança do DF entre as mais valorizadas do país.
A nova correção salarial soma-se aos 8% concedidos em 2020 e aos 18% aprovados entre 2023 e 2024, consolidando uma série de avanços para a categoria.
Durante o evento, o deputado celebrou a conquista e destacou a importância desse reajuste para a recomposição das perdas salariais acumuladas ao longo dos anos.
“Estamos vivenciando um momento histórico! Finalmente, estamos recuperando o que as corporações militares perderam ao longo dos anos”, disse.
“O aumento salarial sempre foi uma das nossas principais pautas e, mesmo diante de desafios, nunca deixamos de lutar pelo reconhecimento e valorização que nossos bombeiros e policiais merecem”, afirmou o parlamentar.
Roosevelt disse ainda que o aumento salarial das forças de segurança do DF sempre foi uma das suas principais pautas.
“Mesmo diante de desafios, nunca deixamos de lutar pelo reconhecimento e valorização que nossos bombeiros e policiais merecem”, ressaltou o distrital.
Agora, a proposta será enviada ao Congresso Nacional para aprovação e, posteriormente, encaminhada para sanção do Presidente da República.
Entenda por que o GDF precisa pedir ao governo federal
O governo do Distrito Federal (GDF) precisa pedir ao governo federal para reajustar os salários das forças de segurança do DF porque essas corporações são financiadas com recursos da União, especificamente através do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF).
O fundo é um mecanismo financeiro previsto na Constituição Federal de 1988 para custear áreas essenciais no DF, incluindo a segurança pública.
Como o FCDF é uma fonte de financiamento federal, qualquer alteração nos gastos, como um reajuste salarial substancial, requer aprovação tanto do governo federal quanto do Congresso Nacional. Isso garante que as decisões sejam alinhadas com as políticas e orçamentos federais.