O ASSUNTO É

Ibaneis e Celina colocam Brasília na trilha da eletromobilidade urbana

Publicado em

Com a popularidade em alta e conectado aos anseios da população, o governador Ibaneis Rocha (MDB) entregará o governo em 2026 à sua sucessora, Celina Leão, pronta para promover a transição dos combustíveis fósseis para eletromobilidade urbana de Brasília.

Um passo importante nesse sentido são os fóruns de debates, como o C-Move Brasília 2025, que será realizado nos dias 19 e 20 de março, um dos maiores eventos de planejamento urbano e transporte do País.

O evento terá a participação confirmada de Celina Leão, do Secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, Zeno Gonçalves; do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman, além de empresários e executivos dos setores de transportes, logística, infraestrutura e automotivo.

Celina Leão diz que Brasília está melhorando muito em mobilidade sustentável e é um exemplo para outras cidades do Brasil.

Nos últimos anos, mais de 22 mil carros elétricos foram emplacados no DF, resultado direto das políticas de incentivo implementadas pelo governador Ibaneis Rocha e da crescente conscientização da população.

Segundo ela, para facilitar essa transição, a rede de recarga foi ampliada, com mais de 130 eletropostos espalhados de forma ordenada em pontos da cidade, como o Jardim Botânico e o Zoológico de Brasília.

A transição para a mobilidade elétrica requer a cooperação entre o setor público e o privado.

De acordo com Celina, o GDF tem se esforçado para reforçar essas parcerias. Além disso, o governo incentiva companhias privadas a investirem na instalação de novos eletropostos, garantindo que a infraestrutura acompanhe o aumento da frota de veículos elétricos.

“Eventos como o C-MOVE Brasília 2025, que será realizado em março na capital federal, são fundamentais para consolidar essa evolução, incentivando a troca de experiências e atraindo investimentos para melhorar a infraestrutura e fortalecer as políticas de mobilidade sustentável”, disse Celina Leão.

A fim de incentivar a adesão à eletromobilidade, o GDF instituiu a isenção do IPVA para veículos elétricos e híbridos, conforme previsto na Lei no 7.028/2021.

Esta medida tem incentivado os motoristas a adotarem tecnologias mais limpas. Outra medida é a substituição gradual da frota oficial do governo por carros elétricos, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

O transporte público também está na pauta do governo Ibaneis/Celina, com planos para aumentar a adoção de ônibus elétricos, apesar dos desafios relacionados ao alto custo e à infraestrutura de recarga.

A vice-governadora disse que o Distrito Federal está olhando para novas maneiras de usar energia solar para abastecer carros, criar faixas exclusivas para carros sustentáveis e modernizar as frotas das cidades.

O C-Move Brasília 2025 chega, portanto, como um evento estratégico para fomentar discussões, atrair investimentos e impulsionar novas iniciativas.

Com uma programação rica em debates e apresentações de cases de sucesso, o evento promete consolidar o papel de Brasília como modelo nacional na transição para a mobilidade elétrica.

“O futuro da mobilidade elétrica já começou, e queremos que Brasília seja uma referência nesse aspecto”, afirma Celina Leão.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

PCDF recupera 54 celulares roubados na região de Ceilândia

A operação conduzida pela 19ª DP da PCDF, resultou na recuperação de 54 celulares roubados em Ceilândia. Os aparelhos foram identificados via SITTEL e o reembolsos serão feitos aos donos após os trâmites legais.

Mais Radar

GDF abre 810 vagas para ambulantes em eventos de Carnaval

Cerca de 800 vagas serão disponibilizadas para ambulantes atuarem nas ruas...

Pré-Carnaval altera o trânsito neste fim de semana

As equipes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Passagens subterrâneas recebem investimento para manutenção

A manutenção e conservação das passagens subterrâneas do Distrito Federal vão...

Estante Livre leva acesso a livros a postos do Na Hora

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) assinou um Acordo de...

Inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional no DF

Estão abertas as inscrições para o primeiro ciclo do projeto Pró-Comunidade,...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação