O avanço das negociações para reajuste das forças de segurança do Distrito Federal foi abordado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), na noite dessa quinta-feira (22).O chefe do executivo local aguarda um retorno positivo por parte do presidente Lula, sobre o acordo feito com a categoria.
As forças de segurança aceitaram, neste mês de junho, a proposta do Palácio do Planalto, de parcelar o reajuste de 18% em duas vezes.
“A gente aguarda que, nas próximas semanas, tenhamos um retorno do presidente Lula ao Congresso Nacional, para que a gente tenha consolidado esse reajuste”, disse Ibaneis ao chegar no evento de filiação da deputada Jane Klebia ao MDB.
Como atuam na capital do país, onde se abrigam as sedes dos Três Poderes e embaixadas de outras nações, as polícias Civil e Militar, e Corpo de Bombeiros Militar do DF (CMBDF) são custeados com recursos da União
O GDF pediu ao governo federal que concedesse aumento de 18% para os policiais civis, militares e bombeiros, considerando as perdas salariais das categorias nos últimos anos. Segundo o GDF, o orçamento atual é capaz de suportar essa adição.
O governo federal repassa, anualmente, os recursos ao Fundo Constitucional do DF (FCDF), que é gerido pelo Governo do DF.