Pacientes graves que ficaram com sequelas da covid-19 podem contar com um serviço inovador para reabilitação no Hospital de Base (HB). Quinze leitos de enfermaria exclusivos para ofertar o tratamento foram abertos no sétimo andar.
LIMPEZA GERAL! Polícia Civil deflagra Operação Natal Seguro no Paranoá e Itapoã
A iniciativa faz parte do Projeto de Reabilitação Pós-Covid-19, executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês e o Ministério da Saúde em cinco hospitais selecionados no Brasil, incluindo o HB, que é administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF)
O serviço conta com equipe completa composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais.
“Estamos oferecendo um serviço completo para reduzir o tempo de permanência no hospital dos pacientes críticos crônicos na fase pós-covid-19. Além disso, queremos ajudá-los na retomada das suas atividades rotineiras”, explicou o superintendente do Hospital de Base, Lucas Seixas.
“Para isso, estamos capacitando as equipes a partir de um Plano de Alta Segura, utilizando metodologias específicas para esse tratamento”, completou.
Como funciona?
Os pacientes ficam internados recebendo orientações e auxilio dos profissionais para a retomada do condicionamento respiratório, fortalecimento muscular, entre outras terapias de acordo com a avaliação individual do paciente.
Quem pode ter acesso?
O serviço é voltado para os pacientes que ficaram internados no HBDF para tratamento da covid-19 e para aqueles que forem encaminhados pelo Complexo Regulador da Secretaria de Saúde do DF. É necessária indicação pelo médico da continuidade de assistência para a reabilitação momento da alta da UTI.
Você precisa fazer login para comentar.