Desde zero hora desta quinta-feira (18), a Esplanada do Ministérios está reaberta para o trânsito de veículos, mas segundo o governo do Distrito Federal o monitoramento da região vai continuar sendo feito pelas forças de segurança do DF.
A medida servirá para conter aglomerações, controles de possíveis atos de protestos e para impedir ataques contra o patrimônio público e contra as instituições.
A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) informou que os diversos orgãos de segurança permanecerão na área para conter eventual crime na Esplanada dos Ministérios.
O local estava fechado desde terça-feira (16) por ordem do governador Ibaneis Rocha, após as ameaças contra a Cúria Metropolitana de Brasília por parte dos integrantes do grupo “300 do Brasil” que teve seu acampamento desmontado na Esplanada pelo GDF.
Ontem, a Secretaria de Segurança recebeu oficio de um grupo pró-governo Bolsonaro solicitando permissão para promover um ato público que está sendo convocado para o próximo domingo (21).
O ato Juntos Pelo Brasil está sendo convocado para as 10h às 16h na praça dos Três Poderes. As autoridade do Distrito Federal afirmam que o crescimento da pandemia do novo coronavírius no DF será um dos fatores que pode levar ao veto dos pedidos para a realização de movimentos que possam produzir aglomerações no local.
No entanto, o pedido para a realização da manifestação está sendo analisado pelo secretário de Segurança Pública Anderson Torres.