Em ação coordenada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), o Governo do Distrito Federal (GDF) instalou mais de 33,5 mil placas de sinalização, desde julho do ano passado.
A manutenção também inclui limpeza de pichações, retirada de colagens, pintura no local e substituição de adesivos danificados.
O investimento é de cerca de R$ 32,3 milhões, com geração estimada de 140 empregos. O projeto é alcançado pelas 35 regiões administrativas do DF. O trabalho conta com a equipe da empresa Sinales, responsável pelo mapeamento, fabricação e fixação das placas.
No Plano Piloto, a manutenção e renovação das placas é promovida pela equipe do DER-DF, que também atende demandas registradas na Ouvidoria por moradores e administrações regionais.
“As placas novas são colocadas em locais onde as antigas foram danificadas ou estavam ausentes, seja por batida de carro, queda ou ausência histórica, como em muitos prédios do Plano Piloto que não possuíam sinalização nas extremidades. Nesses casos, fazemos a instalação de placas completamente novas”, explica Jefferson Oliveira, diretor de Produção Industrial e Sinalização do DER-DF.
O serviço de instalação de placas de endereçamento pode ser solicitado pela população via Ouvidoria, no site do Participa DF, nas administrações regionais e diretamente com o DER-DF. O cidadão também pode requerer outros serviços similares.