O novo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci II) foi lançado na manhã desta quarta-feira (15). O encontro no Palácio do Planalto teve a participação da governadora em exercício, Celina Leão (PP).
A atual representante do Palácio do Buriti recebeu das mãos do ministro da Justiça, Flávio Dino, na presença do presidente Lula (PT), as chaves de oito viaturas. Os veículos serão utilizados para patrulha Lei Maria da Penha e Delegacias Especializadas de Atendimento para Mulheres.
“É uma viatura descaracterizada e padronizada para que a mulher não se sinta como autora do crime e, sim, como a vítima. Um veículo para atender a demanda de acolhimento das mulheres. Já a viatura da patrulha Lei Maria da Penha vai cuidar de mulheres monitoradas pela Secretaria de Segurança Pública”, disse a gestora do DF.
A vice de Ibaneis destacou que o programa chega em uma boa hora para coibir tipos de crime como o feminicídio. Além disso, o programa estabelece políticas sociais e ações de proteção às vítimas com promoção dos direitos humanos.
O Pronasci tem como objetivo articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade. A ideia é executada pela União em regime de cooperação com estados, Distrito Federal e municípios.