A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) fechou o mês de julho com 38.446 procedimentos realizados, sendo 23.084 de urgência e emergência.
Os procedimentos foram feitos nas áreas de oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia, varizes, coloproctologia e cirurgia de cabeça e pescoço.
Em um prazo de 12 meses, as listas de espera pelos procedimentos eletivos, devem ser reduzidas em 90%. A SES-DF lançou editais para a contratação de quase sete mil cirurgias na rede complementar.
“A saúde é uma prioridade para o governador Ibaneis Rocha é uma das principais orientações têm sido intensificar a produção cirúrgica”, diz a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.
Ela ainda ressalta que as forças-tarefas, a exemplo da realizada no HRS, têm como foco reduzir as listas de espera formadas na fase mais crítica da pandemia da covid-19, quando os procedimentos eletivos precisaram ser suspensos.
No início do ano, já haviam sido assinados contratos para outras 849 cirurgias eletivas, para hérnias e retiradas de vesícula e útero. Também por meio de contratos com a rede complementar, em 2022, foram realizadas 2.384 cirurgias dessas mesmas áreas.
A melhora na dinâmica de realização das cirurgias também é resultado das iniciativas de recadastramento dos usuários. É possível atualizar os dados de contato para facilitar o chamamento, pelo telefone 160 ou pessoalmente em uma unidade básica de saúde (UBS).