A fiscalização dos restaurantes comunitários é constante pelo Governo do Distrito Federal (GDF). A ação acontece por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
São 18 unidades, localizadas em áreas com grande vulnerabilidade social e insegurança alimentar.
As unidades passam por auditorias da Vigilância Sanitária, serviço vinculado à Secretaria de Saúde, para verificar a qualidade e segurança no preparo, armazenamento e distribuição dos alimentos, além da adequação do espaço físico.
“Os restaurantes comunitários vão muito além de garantir o acesso à alimentação. Abrangem, também, a forma como os alimentos são preparados até chegarem ao prato da população, assegurando, inclusive, a adequação do ambiente em que o público se alimenta”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
Nesta gestão do Governo do Distrito Federal, foram inaugurados quatro novos restaurantes comunitários, com um investimento total de R$ 36 milhões.
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) é responsável pela vistoria técnica dessas unidades. Essa abordagem tem como objetivo garantir a segurança das instalações, especialmente para a população que frequenta esses espaços.
“A fiscalização desses equipamentos é essencial não apenas para assegurar o bom atendimento à comunidade, mas também para proteger a saúde e o bem-estar dos usuários e colaboradores. O GDF reafirma seu compromisso com a manutenção rigorosa e a supervisão técnica necessária para que esse importante espaço continue servindo refeições dignas e seguras à população”, enfatizou o presidente da Novacap, Fernando Leite.
Durante o funcionamento dos novos restaurantes, a Novacap realiza manutenções necessárias nas instalações e é acionada para reparos na estrutura dos equipamentos, quando necessário.