O Governo do Distrito Federal (GDF) disponibiliza dois serviços voltados à acessibilidade em comunicação para pessoas surdas, surdocegas e com deficiência auditiva.
Além da Central de Intermediação em Libras (Língua Brasileira de Sinais), o aplicativo DF Libras CIL Online também atende a esse píblico.
“Programas como esses impedem o bloqueio de comunicação da comunidade surda. São iniciativas que minimizam as dificuldades e permitem a utilização da Libras como identidade, forma de expressão e garantia de direitos”, analisa Alexandre Castro, diretor de Comunicação Acessível da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD-DF) e da Central de Interpretação em Libras.
A Central de Intermediação em Libras funciona há 15 anos na Estação 112 Sul. Com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Os serviços podem ser solicitados de forma agendada ou emergencial, com atendimento imediato. Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones (61) 3313-5940 e (61) 99361-3668 (WhatsApp).
Além do atendimento direto ao público, a Central também promove capacitações e cursos de aperfeiçoamento para intérpretes, garantindo a qualidade e a ampliação dos serviços prestados.
Outra forma de acessar o DF Libras é por meio do aplicativo ICOM, desenvolvido pela empresa contratada para disponibilização dos intérpretes.