O novo Hospital Clínico Ortopédico do Guará receberá uma verba de R$ 6 milhões para dar início aos trâmites licitatórios para a construção. As obras serão executadas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
O valor foi liberado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e o projeto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (12).
A nova unidade vai custar R$ 204 milhões e terá perfil de assistência em ortopedia, ofertando atendimentos nas áreas de coluna, ombro, braço, cotovelo, mão, quadril, perna, joelho, pé, tornozelo, alongamento e reconstrução óssea.
Além de centro cirúrgico com seis salas, o hospital vai oferecer 160 leitos, sendo 90 de ortopedia, 50 de clínica médica de retaguarda e 20 de UTI adulta. O prédio, que será erguido em um terreno de 70 mil m², terá um laboratório de apoio, diagnóstico por imagem e ambulatório para prosseguimento de pacientes transferidos.
“Estamos lançando neste abril, durante o mês de aniversário da cidade, mais um hospital na região do Guará com 200 leitos. Vamos trabalhar firme para tirar o Distrito Federal dessa cena tão ruim da saúde, queremos avançar muito no atendimento da população mais carente”, afirmou o governador Ibaneis Rocha (MDB).
O hospital será referenciado apenas em clínica médica e ortopédica com especializações em cirurgias eletivas. Não haverá atendimento emergencial.