As obras de requalificação do Setor de Rádio e TV Sul (SRTVS), que seguem a todo vapor, vão estimular a circulação de pessoas a pé e beneficiar os cerca de 10 mil pedestres que transitam por ali diariamente.
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O GDF investe R$ 4.363.010,98 na readequação do sistema viário do local, melhorias do sistema de drenagem, pavimentação, paisagismo, sinalização vertical e horizontal, além de construção de calçadas com ênfase na acessibilidade para privilegiar pedestres e pessoas com dificuldade de locomoção.
O projeto arquitetônico e urbanístico foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e a Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) vai gerir a execução da obra.
O piso das calçadas é o mesmo usado nas quadras da Avenida W3 Sul que já foram revitalizadas: placas de granilite de 40 centímetros quadrados, um piso pré-moldado com acabamento industrial menos irregular e mais durável que o concreto moldado atualmente usado nos passeios.
Apesar de o revestimento ser o mesmo usado na Avenida W3, o projeto das calçadas do setor no coração de Brasília mais se parece com o do Setor Hospitalar Sul, recentemente reformado por uma parceria com a iniciativa privada, mas que também foi projetado pelos arquitetos da Seduh.
O Setor de Rádio e TV terá calçadas largas, com o mínimo de um metro e meio de largura, mas que podem chegar a oito metros, dependendo do espaço disponível.
“A largura é variável, mas sempre superior a 1,5 m. Redimensionamos a faixa de rolamento dos carros para poder crescer as calçadas laterais”, explica Anamaria de Aragão, coordenadora de Projetos da Seduh.
Para a secretária-executiva de Obras, Janaína Chagas, as intervenções vão estimular o uso do transporte público e circulação de pessoas a pé, a medida que dá mais conforto ao pedestre que é usuário do transporte público. “
Plataformas elevadas
Mas a grande inovação que vai garantir o trânsito seguro de pedestres, sejam eles idosos, cadeirantes ou pessoas com qualquer dificuldade de locomoção, é a construção de plataformas elevadas no cruzamento das vias.
Assim, quem anda a pé não vai ter que subir ou descer meios-fios ou rampas.