O mês de agosto é oficialmente dedicado à Primeira Infância, a partir de 2023. A lei federal nº 14.617 fomenta atendimento multiprofissional a crianças de até 6 anos e prevê ações integradas de conscientização sobre o tema.
A Secretaria de Saúde (SES) atua no Distrito Federal para promover a atenção integral às gestantes e à primeira infância das crianças. Uma das iniciativas é a Rede Cegonha e a elaboração do Plano Distrital pela Primeira Infância (PDPI).
“A primeira infância é o período mais importante do desenvolvimento humano, abrigando aspectos físicos, cognitivos, intelectuais, emocionais e sociais. A atenção integral nessa fase, especialmente em termos de prevenção e promoção da saúde, tem um impacto significativo na formação de adultos mais saudáveis”, diz a enfermeira da pasta Carolina César Ferreira.
Diversos agentes, entre eles a SES, estão envolvidos, direta ou indiretamente, no PDPI, que já está em fase de elaboração, na garantia dos direitos de crianças de até 6 anos, para construir estratégias de ação por um período de dez anos.
O objetivo é que o documento implemente novas práticas e contextos nas políticas públicas e sociais direcionadas à primeira infância. A ideia principal é alinhar as diretrizes com as orientações do Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI).