A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio do Programa Habilitação Social, também chamado de CNH Social, contemplou mil trabalhadores de baixa renda, inscritos que receberão a carteira de motorista gratuita.
A secretária de Desenvolvimento Social-substituta, Ana Paula Marra, disse que a CNH é mais que um documento, “é uma ferramenta de trabalho”.
“Esse benefício visa o protagonismo do cidadão. É mais uma forma que o governador Ibaneis Rocha encontrou para ajudar os trabalhadores que não tem condições de pagar pela (CNH) Carteira Nacional de Habilitação”, disse.
Levantamentos recentes, apontam que 18 mil pessoas se candidataram ao recebimento do benefício.
Entre os critérios pré-estabelecidos pela Portaria nº 87/2020 estão: estar na faixa de extrema pobreza e beneficiário do Programa Bolsa Família.
Ainda há as prioridades: egressos ou em acolhimento, pessoa com deficiência, famílias monoparentais chefiadas por mulheres com crianças de 0 a 6 anos.
O programa
A Habilitação Social vai beneficiar até 5 mil pessoas de baixa renda para os serviços de obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), renovação dos exames médicos exigidos, troca de permissão para dirigir pela CNH definitiva e a adição ou alteração de categoria da habilitação.