A população do Distrito Federal a partir de seis meses de idade poderá se vacinar contra a gripe, na rede pública de Saúde. As doses começarão a ser aplicadas a partir de segunda-feira (19).
Iniciada em 25 de março, a campanha era voltada apenas aos grupos prioritários.
A meta do GDF é aumentar o número de pessoas imunizadas, reduzindo complicações, internações e mortes associadas às infecções respiratórias causadas pelo vírus influenza. O estoque disponível atualmente é de 300 mil doses, segundo a Secretaria de Saúde.
“Hoje o DF tem um quantitativo de doses, dado a oferta para o público prioritário e não havendo mais essa procura tão intensa, e considerando o momento de sazonalidade dos vírus respiratórios, é importante intensificar a ação de vacinação contra a gripe. É o instrumento que a Secretaria de Saúde e o GDF lançam mão para proteger a população contra essas infecções que circulam no período de outono e inverno”, explica Fabiano dos Anjos, subsecretário de Vigilância à Saúde da SES-DF.
O influenza é atualmente a principal causa do aumento de óbitos por doenças respiratórias no Brasil. De acordo com estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a vacinação contra a gripe reduz em até 35% o risco de hospitalizações.
Os imunizantes estão disponíveis nas 164 salas de vacina nas unidades básicas de saúde (UBSs) do DF.