O ASSUNTO É

GANHAM SEM TRABALHAR: FALTA DE QUÓRUM NA CÂMARA LEGISLATIVA IRRITA O POVO

Publicado em

Fica cada vez pior a relação entre a população e Câmara Legislativa do Distrito Federal, apesar do esforço do presidente da Casa Joe Valle (PDT), que tenta de todas as formas mudar para melhor a imagem da CLDF  junto a sociedade. A falta de quórum neste ano legislativo começa a provocar bate-boca entre cidadãos comuns e deputados que ganham sem trabalhar

Por Toni Duarte

Mais uma vez, por falta de falta de quórum, número de deputados no plenário para votar uma proposição, ocorreu nesta terça-feira (20), na Câmara Legislativa que deixou de votar o projeto de autoria do deputado Ricardo Vale (PT)  que altera trechos da Lei do Silêncio, em vigor desde 2008.

Apenas 11 deputados estavam presentes a sessão ordinária da Câmara Legislativa. Outros estavam escondidos nos gabinetes como foi o caso do deputado Bispo Renato que foi abordado dentro do elevador por um músico interessado na aprovação da proposta.

Houve bate-boca entre os dois e quase foram aos tapas.

Desde fevereiro, quando o presidente da Casa, Joe Valle (PDT),  apresentou um projeto de resolução que coloca um fim na verba indenizatória que a falta de quórum passou ser a principal estratégia dos gazeteiros para não aprovar nada.

A verba indenizatória são os recursos que o Poder Legislativo repassa para custear os trabalhos dos gabinetes parlamentares, principalmente os “puxadinhos” que as suas excelências possuem fora do âmbito da Câmara.

A grana é usada para ressarcir despesas com locação de imóveis e de veículos, material de expediente, combustível e contratação de consultoria e até festinhas de aniversários.

A maioria dos distritais não quer aprovar a medida.

Para melar e tumultuar tudo, tem deputados, como os da bancada do PT, que questionam a legitimidade da proposta que estabelece o fim da farra do dinheiro público, denominada de verba indenizatória.

Outros defendem também, apenas para sacanear, o fim dos salários dos 24 distritais. O imbróglio está feito.

Entenda o caso

No dia primeiro de fevereiro, um dia antes da abertura dos trabalhos legislativo de 2018, os cinco integrantes da Mesa Diretora da Câmara Legislativa assinaram o projeto de resolução que acaba com a verba indenizatória.

Por este penduricalho, cada um tem direito a R$ 25,3 mil mensais.

No início a proposta, de autoria do presidente da Casa, Joe Valle, contou com assinaturas suficientes para a aprovação do projeto.

O projeto de resolução foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Para ser aprovado no plenário a proposta precisará de 13 votos.

Joe Valle vai tentar colocar a proposta na pauta na próxima terça-feira (27). Pelo clima, é possível que o projeto vai continuar em banho-maria.

A maioria dos 24 deputados distritais orquestra para não perder o penduricalho que chega a quase R$ 7,3 milhões anuais aos cofres públicos. Só muito cassete.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

População pode contribuir com o Plano de Transporte e Mobilidade do DF

O Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) pode receber propostas da população para o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (Pmus) do Distrito Federal. As...

Mais Radar

População pode contribuir com o Plano de Transporte e Mobilidade do DF

O Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) pode receber propostas da...

Veja onde resolver questões de energia elétrica nesta semana

O atendimento da Neoenergia, inclui a participação no projeto Na Sua...

Cursos do Detran-DF passam a contar com a presença de intérprete de Libras

As aulas do curso de Reciclagem de Condutor Infrator ministradas entre...

Saiba quem tem direito ao Cartão Creche

O Cartão Creche permite o acesso a crianças de 4 meses...

Centros Olímpicos do DF oferecem mais de 10 mil vagas remanescentes

As inscrições para as vagas remanescentes dos 12 Centros Olímpicos e...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.