O Distrito Federal amanheceu gelado nesta quinta-feira (03). A chuva e a neblina tomou conta de diversos pontos da capital e deixou a temperatura digna daquele casaco bem quentinho. Regiões administrativas como Águas Claras, Plano Piloto e Taguatinga aparecem encobertas, nos registros feitos pelos moradores.
A temperatura é devido a um fenômeno resultante da passagem de uma frente fria que veio do Sul. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse frio trouxe uma massa de ar polar.
Como a neblina intensa prejudica a visão dos motoristas nas vias, os condutores devem redobrar a atenção no trânsito.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) registrou a névoa nas pistas da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) Sul e no Viaduto do Pistão Sul.
Para esta quinta, a temperatura mínima pode chegar a 16°C e a máxima a 18°C. Com isso, a umidade relativa do ar permanecerá em níveis elevados, de 80% a 96%. O dia amanhece ainda mais frio na sexta-feira (4), com a temperatura mínima a 12°C e máxima de 20°C.
De acordo com o Inmet, os termômetros podem cair a 10ºC pelas manhãs, nesta semana. Além disso, há previsão de chuvas fortes até o início da próxima semana. O meteorologista Cléber Souza explica que, “após a separação de duas massas de ar, surgiu uma frente fria do Sul”. O fenômeno trouxe mais umidade e derrubou as temperaturas.