O ASSUNTO É

Fraga diz que foi falta de respeito de Rollemberg ao exonerar o comandante do BPTran e arremata: “Governador, respeite a Polícia”

Publicado em

fraga e rollemnergOs ânimos entre o segmento policial militar e o governador o Distrito Federal azedou depois da exoneração do tenente-coronel do BPTran Evaldo Soares pela negociação, cercada de sucesso, que havia feito com um pequeno grupo de caminhoneiros que deixou Brasília, sem o estrondosa carreata de protesto contra o elevando preço dos combustíveis e os valores dos fretes, com a ameaça de transformar o trânsito da cidade em um caos.

O deputado federal Alberto Fraga (DEM), classificou com uma falta de respeito à exoneração feita pelo governador Rodrigo Rollemberg e saiu em defesa do ex-comandante do BPTran que, na visão do deputado, agiu de forma correta e com muita habilidade profissional, conseguindo organizar a passagem do movimento dos caminhoneiros por Brasília sem nenhum prejuízo.

fraga e rollemnergA cabeça do coronel Evaldo Soares, segundo informações, teria sido uma exigência feita a Rollemberg pelo ministro da Justiça José Eduardo Cardoso que ficou irritado por ter o comandante do BPTran permitido que os veículos fizessem um buzinaço entre o Estádio Nacional Mané Garrincha e a sede do poder brasileiro. O acordo previsto entre os governos local e federal impedia que os motoristas saíssem do estacionamento da arena , o que é uma afronta ao direito de ir e vir.


O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Florisvaldo César, afirmou que houve um conflito interno e Soares pediu a exoneração. O governador afirmou ao deputado Alberto Fraga que a decisão foi do comandante da corporação, Cel Florisvaldo César. “O governador deveria assumir a sua decisão e não mentir, atribuindo a caneta da exoneração ao comandante-geral”, disse Fraga.

caminhoneirosEm uma publicação feita pelo “Blog do Poliglota”, blog especializado em Segurança Pública, o blogueiro faz algumas analises sobre o episodio:

a) Qual a autoridade que um Ministro da Justiça têm para dar ordem a um Comandante de uma Corporação Militar Estadual que, a priori, estaria subordinada diretamente ao governador de Estado?

b) Se ele deu realmente essa ordem, porque não comunicou ao governador Rodrigo Rolemberg, passando por cima da independência dos Estados e desrespeitando o Governo do Distrito Federal?

c) Se comunicou ao governador, porque Rolemberg mentiu ao Deputado Federal Alberto Fraga de que a decisão foi do Comandante da Corporação?

d) E por fim, esse fato grave não estaria abrindo um precedente para futuras atitudes de autoridades do Poder Executivo Federal fazerem o que acharem conveniente ao governo federal? Será que nos transformamos na casa da mãe Joana? Pelo visto, essa história ainda vai dar muito que falar.


O JARDIM BOTÂNICO E O LAGO SUL 

hamiltinho*Por Hamilton Santos

Mais uma vez os moradores do Jardim Botânico têm seus ânimos acirrados pela polêmica anexação da Região Administrativa do Jardim Botânico (SHJB,SHSB e SHT) à Região Administrativa do Lago Sul.

Após anos de espera os moradores cansados por não saberem a quem recorrer, pois administrativamente a região estava subordinada ao Lago Sul e por sua vez a área física do bairro pertencia a São Sebastião, indignaram-se e conquistaram a duras penas, sua independência. A sua identidade.

Agora, com a mudança de governo, uma proposta de extinção da Região Administrativa do Jardim Botânico foi encaminhada a Câmara Legislativa sob a alegação de corte de custos.

O embate a ser travado na Câmara Legislativa do Distrito Federal, não deve ser levado sob o aspecto da redução de despesas, pois entendemos que os custos para a manutenção de uma administração regional não podem ser encarados como despesas e sim investimentos.

Pelos idos do ano de 2002, quando se travou o primeiro embate para criação de uma representação do governo na região, os moradores do então Setor Habitacional Jardim Botânico foram chamados de “emergentes”, pelos moradores do Lago Sul, chegando ao ponto de uma jornal de grande circulação local, estampar como manchete em sua coluna de cidades: “Emergentes contra vips”. Esse confronto não deve ser levado em conta a classe social ou poder aquisitivo de cada região, mas os problemas e atipicidades de cada área.

Formada basicamente por condomínios horizontais em toda a sua extensão, os Setores Habitacionais Jardim Botânico, São Bartolomeu e Tororó, constituem a poligonal da Região Administrativa do Jardim Botânico e em nada se assemelham com as características das QIs e Qls do Lago Sul.

O mais justo e coerente é que os cerca de 80 mil moradores da região continuem com sua administração regional própria, administrando suas demandas específicas tais como regularização fundiária, Alvará, habite-se, manutenção de muros e guaritas, bem como saneamento, segurança, saúde e educação, que exigem ações distintas das demais regiões.

Os moradores da Região Administrativa do jardim Botânico não querem ser os ricos de São Sebastião, tampouco os pobres emergentes do Lago Sul.


*Hamilton Santos, foi: Administrador Regional da Região Administrativa do Jardim Botânico, Subsecretário de Política Habitacional do Governo do Distrito Federal, Assessor da Presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Com jogo da Seleção, DF terá reforço de ônibus nesta quinta (20)

Para atender o público que vai participar do jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo, entre Brasil e Colômbia, no Mané Garrincha, a Secretaria...

Mais Radar

PCDF lança chatbot para ampliar canal de denúncias anônimas

Para reforçar o combate ao crime, a Polícia Civil do DF...

Com jogo da Seleção, DF terá reforço de ônibus nesta quinta (20)

Para atender o público que vai participar do jogo das Eliminatórias...

Quarta do Cidadão realiza 794 atendimentos na Rodoviária do Plano

A Rodoviária do Plano Piloto recebeu a sexta edição da Quarta...

Senha para doadores de sangue O negativo e A negativo é prorrogada

A distribuição de senhas preferenciais para doadores de sangue O negativo...

Ações coíbem instalação de faixas de publicidade irregulares no DF

A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) trabalha intensamente...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

!-- ANALYTICS GA4 -->