O ASSUNTO É

Fortes motivos para a manutenção da Região Administrativa do Jardim Botânico

Publicado em

amiltinho*Por Hamilton Santos

A criação da Região Administrativa do Jardim Botânico – RA XXVII pela Lei nº 3.435, de 01.09.2004, atendeu ao sonho dos milhares de habitantes dos Setores Habitacionais: Jardim Botânico (São Sebastião),São Bartolomeu(Lago Sul e Paranoá) e Tororó ( Santa Maria).

A poligonal, muito embora tenha um traçado definido, depende, ainda, de aprovação pela Câmara Legislativa, conforme  artigo 1º da sua lei de criação.

amiltinho

 *Por Hamilton Santos

A criação da Região Administrativa do Jardim Botânico – RA XXVII pela Lei nº 3.435, de 01.09.2004, atendeu ao sonho dos milhares de habitantes dos Setores Habitacionais: Jardim Botânico (São Sebastião),São Bartolomeu(Lago Sul e Paranoá) e Tororó ( Santa Maria).

A poligonal, muito embora tenha um traçado definido, depende, ainda, de aprovação pela Câmara Legislativa , conforme artigo 1º da sua lei de criação.

Os parcelamentos contidos na Região Administrativa em comento, apresentam características e vocações semelhantes, inclusive, com o licenciamento ambiental (Licença Prévia e de Instalação) expedidos pela SEMARH/DF e IBAMA/DF.

Os setores Habitacionais SHJB, SHT e SHSB foram regularmente aprovados por Decretos do chefe do Poder Executivo local.

A poligonal definida contempla os anseios e o relevante interesse social da comunidade abrangidas pelos condomínios ,e defendida por associações de moradores, síndicos, comerciantes, empresários, lideranças locais e moradores.

A fragmentação da comunidade dos condomínios horizontais e a inserção de suas parcelas em outra região administrativa, pelas características grandemente diferenciadas da nova comunidade (Muros, guaritas ,acessos privados, infraestrutura interna pagas pelos moradores e etc..), constituir-se-ão em enclaves problemáticos a desafiar a capacidade do administrador, com possíveis reflexos negativos para o Governo do Distrito Federal.

Dentro da área de abrangência da Região Administrativa do Jardim Botânico, no Setor Habitacional Jardim Botânico, Etapa III, existem atualmente 695 lotes pertencentes à TERRACAP, licenciados e registrados perante o Cartório de Registro de Imóveis do 2º Ofício/DF (Matrícula nº 69.859 – Livro 2- RG) em fase de alienação.

Após a criação da Região Administrativa do Jardim Botânico, a comunidade com cerca de 75 mil habitantes, sentiu-se confiante e incentivada a efetuar o pagamento do IPTU/TLP, desde o ano de 2005, gerando arrecadação positiva para os cofres do GDF na ordem de 120 milhões de reais anuais.

A continuidade física de áreas com características socioeconômicas, tipo de moradia, problemas fundiários, necessidades e reinvindicações semelhantes é, no entender da comunidade, o principal fator que recomenda a continuidade da centralização de suas soluções na Administração Regional do Jardim Botânico

Qualquer alteração que venha a ser adotada pelo GDF, seja em virtude de sua possível extinção, ou aglutinação por outra Administração Regional( Lago Sul), trará profundo desapontamento para a comunidade, vez que as soluções atualmente apresentadas pela Administração do Jardim Botânico vêm contemplando com eficiência os anseios da população.


*Hamilton  Santos, foi: Administrador Regional da Região Administrativa do Jardim Botânico, Subsecretário de Política Habitacional do Governo do Distrito Federal, Assessor da Presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília é confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será sediada no Brasil e a capital federal será uma das sedes do torneio. Conforme a Federação...

Mais Radar

Vai de Graça ultrapassa 10 milhões de acessos no transporte público do DF

O Programa Vai de Graça alcançou a marca de 10,7 milhões...

Brasília é confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será sediada no Brasil...

Campanha do GDF alerta sobre riscos do transporte pirata

O GDF lançou uma campanha para combater o transporte ilegal de...

Projeto de cinema ao ar livre percorre sete regiões administrativas

O Cinema Inflável consiste na exibição gratuita de filmes a céu...

Bancas sem atividade regular podem ser retomadas pelo GDF

Fechadas há mais de 45 dias, bancas da Feira de Artesanato...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.