Bombeiros Militares que participaram de um curso de resgate em uma caverna em Brazlândia, no Distrito Federal, estão internados com suspeita de histoplasmose – infecção causada pela inalação de esporos de um fungo que é encontrado em fezes de pássaros e de morcegos. O treinamento ocorreu entre 16 e 19 de maio, mas só agora os sintomas da doença começaram a ser sentidos pelo grupo. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do DF e o Corpo de Bombeiros.
Segundo a corporação, pelo menos 18 pessoas, entre alunos e instrutores, apresentaram dores de cabeça e febre persistente. De acordo com a Secretaria de Saúde, 11 estão sendo atendidos no Hospital Maria Auxiliadora, uma instituição privada na região do Gama, e um militar está internado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Os outros soldados já receberam alta.
A pasta informou que 25 bombeiros participaram do treinamento. Todos os militares estão em investigação epidemiológica e serão acompanhados pela Subsecretaria de Vigilância à Saúde.
Postado por Radar