A Secretaria de Saúde (SES-DF) passou a disponibilizar a SAMia, uma plataforma digital que traz orientações, exercícios e espaços de escuta de forma simples e gratuita. A plataforma reúne diferentes estratégias que podem ser utilizadas conforme a necessidade de cada pessoa.
“A assistente virtual da SES-DF oferece acolhimento e a possibilidade de qualquer usuário pensar sobre a sua saúde mental e, então, por meio de práticas simples e acessíveis, alcançar hábitos de vida mais saudáveis. A SAMia surge como uma parceira na prevenção do sofrimento psíquico e na promoção do bem-estar”, explica Fernanda Falcomer, subsecretária de Saúde Mental (Susam) da SES-DF.
A ferramenta disponibiliza o chat de conversa livre, que permite ao usuário relatar situações do cotidiano, desabafar e receber orientações de forma acolhedora, funcionando como um espaço de escuta e apoio emocional.
Também é possível acessar exercícios de relaxamento e concentração, como técnicas de respiração guiadas por áudio, práticas de meditação e atividades cognitivas, incluindo o registro de pensamentos e exercícios de gratidão.
Outro destaque da SAMia é a jornada da felicidade, recurso criado para incentivar o autocuidado no cotidiano. A proposta é realizar pequenas tarefas que demandam pouco tempo, mas contribuem para a sensação de bem-estar ao longo do dia.
O ciclo tem duração de 30 dias e busca promover leveza, tranquilidade e melhora na qualidade de vida.
A ferramenta também está alinhada à Lei Distrital nº 37.844/2016 — que defende a assistência integral e humanizada e o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) — e à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando a privacidade do usuário, sem registro de informações pessoais.

