O Banco de Leite Humano do Distrito Federal não alcança a meta mensal de 2 mil litros, desde janeiro. Com o baixo estoque, entre janeiro e abril de 2023, foram coletados apenas 6.620 litros.
Além de ampliar a assistência a outros casos, segundo a Secretaria de Saúde, os estoques atendem quase 300 crianças internadas nas unidades de terapia intensiva (UTIs) neonatais públicas e privadas.
De acordo com a pediatra Miriam Santos, é necessário contar com mais doadoras. “Toda mulher que estiver amamentando pode doar, e qualquer quantidade é bem-vinda. Não é preciso sair de casa. Uma equipe do Corpo de Bombeiros irá até a residência da pessoa para fazer a coleta”, explica a também coordenadora de Políticas de Aleitamento Materno do DF.
As doações de leite são encaminhadas para hospitais de toda a rede pública do Distrito Federal. O material pode ser armazenado por até seis meses, após a pasteurização.
Para as interessadas em doar, basta ligar para o número 160 (opção 4) ou se cadastrar no site do Amamenta Brasília. As orientações de como coletar e armazenar o leite em casa são passadas pelos atendentes, sem necessidade de deslocamento aos hospitais.
Uma equipe dos bombeiros vai à residência da doadora deixar o kit de coletagem e depois voltam para buscar os vidros cheios.