O ASSUNTO É

ESTADO DE ALERTA| Distrito Federal baixa procedimentos rigorosos contra coronavírus

Publicado em

|Da Redação||RADAR-DF|

A pandemia de coronavírus fez com que o governo do Distrito Federal entrasse em estado de alerta e com reforço nas ações de prevenção por causa dos 14 casos confirmados no DF. A série de medidas afeta escolas e universidades, transportes públicos, serviços de saúde, comércio, órgãos públicos e eventos. Álcool em gel, luvas e máscaras terão impostos reduzidos no DF.

 

O governador Ibaneis Rocha decretou ainda o fechamento de academias e museus; a interrupção temporária do passe-livre estudantil e criou uma bolsa de auxílio para estudantes de baixa renda para complementação alimentar. As visitas nos presídios também estão suspensas. Ele gravou um vídeo na noite deste domingo (17/03).

 

Veja abaixo, as medidas

Educação| escolas e universidades públicas e privadas ficam sem aulas por 15 dias, a partir desta segunda-feira. Na quarta-feira (11), um decreto do governador Ibaneis havia suspendido as aulas por 5 dias. No sábado, ele antecipou as férias escolares e decretou o fechamento de escolas e faculdades por 15 dias a partir desta segunda. Universidade de Brasília (UnB) também suspendeu atividades. Creches públicas continuam funcionando.

Transporte Público| horários permanecem os mesmos e serviço não muda. No entanto, há a recomendação para ônibus e metrô circularem com as janelas abertas. Veículos também devem passar por “limpeza profunda” no início do dia e higienização a cada viagem.

Serviços de Saúde|  Estão suspensas visitas a pacientes diagnosticados com coronavírus e internados nas UTIs. Laboratórios e hospitais privados são obrigados a notificar, imediatamente, às autoridades sanitárias todos os casos positivos de Coronavírus. Decisão publicada em decreto, vale desde sábado (14).

Espaços Públicos| Museus, bibliotecas e espaços culturais ficam fechados. Apenas zoológico reabre na terça-feira (17).

Eventos Culturais| Cinemas e teatros fechados, além de shows cancelados. O decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) no sábado (14) estabeleceu uma série de medidas preventivas , entre elas, a suspensão de sessões em cinemas e teatros do Distrito Federal pelos próximos 15 dias.

Presídios| Visitas estão suspensas. A proibição de visitas ocorre nas unidades penitenciárias geridas pela Sesipe – que inclui o Complexo Penitenciário da Papuda e a Penitenciária Feminina do Distrito Federal. A norma não atinge a Penitenciária Federal de Brasília, de responsabilidade do Ministério da Justiça.

Bares e Restaurantes| devem obedecer distância de 1 metro entre as mesas.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Mais de 154 mil famílias brasilienses têm direito à Tarifa Social

A Tarifa Social de Energia Elétrica deve ser acessada por diversos titulares da Prestação Continuada (BPC). Mais de 154 mil famílias do Distrito Federal...

Mais Radar

Mais de 154 mil famílias brasilienses têm direito à Tarifa Social

A Tarifa Social de Energia Elétrica deve ser acessada por diversos...

GDF reforça frota da Polícia Militar com entrega de 125 novas viaturas

Novas viaturas foram entregues à Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF),...

Crescimento recorde da indústria impulsiona economia do DF

Desde o início da série histórica da Pesquisa Industrial Anual —...

Show altera o trânsito no Eixo Monumental nesta quarta (29)

O trânsito será alterado no centro de Brasília, nesta quarta-feira (29), devido...

Espaços culturais têm aumento de 25% no número de usuários em 2025

De acordo com balanço da Secretaria de Cultura e Economia Criativa...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.